Recentemente, a Apple afirmou que pretende começar a utilizar uma versão mais avançada do padrão Bluetooth.
Esta declaração sugere que tanto o iPhone 14 como os AirPods Pro 2 podem vir a fornecer uma maior qualidade de áudio.
Novos dispositivos móveis da Apple podem integrar Bluetooth 5.2
A Apple já o disse publicamente. A partir de agora, a marca vai usar uma versão mais avançada do padrão Bluetooth. Estas são boas notícias para os futuros utilizadores do iPhone 14 e dos AirPods Pro 2 que podem já integrar esta atualização, chegando equipados com Bluetooth 5.2.
Mas qual a razão para estarmos a falar nisso? Bem, é que o padrão Bluetooth 5.2 tem um novo recurso chamado LE Audio. Recurso este que foi desenvolvido para fornecer a melhor qualidade de áudio possível, mesmo quando a conexão entre o smartphone e os auscultadores está fraca.
O site oficial do padrão Bluetooth garante que o padrão 5.2 oferece uma qualidade de áudio melhor que o atual 5.1, mesmo quando só está a utilizar 50% dos dados na conexão entre dois equipamentos. Na prática, graças ao suporte LE Audio, a conexão entre os equipamentos continua a funcionar sem interrupções ou interferências, numa distância mais longa ou com obstáculos como paredes maciças.
Melhor qualidade de som e facilidade na partilha de áudio
Mas há mais boas novidades com o padrão Bluetooth 5.2. Além do LE Audio que fornece uma melhor qualidade som, o recurso AuraCast facilita a partilha de áudio via Bluetooth com vários dispositivos, em simultâneo.
Tal não era possível no passado e tem bastante potencial. Por exemplo, o iPhone pode partilhar uma faixa musical ou o som de um vídeo com vários modelos de auscultadores enquanto que os AirPods Pro podem ser conectados a um ecrã público para o utilizador ter áudio só para si.
Nenhum dos modelos anteriores de iPhone ou AirPods podem efetuar estes exemplos, uma vez que estão equipados com Bluetooth 5.1. Mas a confirmar-se que as próximas gerações vão integrar Bluetooth 5.2, há todo um mundo de opções a explorar. Pode não parecer uma atualização significativa, mas devido ao seu carácter prática pode ser uma das mais relevantes.
Editores 4gnews recomendam: