O Instagram anunciou que vai passar a restringir conteúdos de perda de peso e cosméticos a menores de 18 anos. Esta medida faz parte de uma tentativa de reduzir o conteúdo tóxico jovens, principalmente do sexo feminino. Este tipo de conteúdo pode ser nocivo para a saúde física e mental dos adolescentes.
Além disso, muitas vezes os produtos promovidos são falsos ou prejudiciais como dietas milagrosas ou suplementos para suprimir o apetite. Como por exemplo, o chupa da Kim Kardashian, que promete ajudar a perder peso, reduzindo o apetite. Um produto tão ridículo que a ativista Jameela Jamil publicou no Twitter a expor o produto e toda a situação.
Com mais de 100 milhões de seguidores, Khloe Kardashian é outra 'influenciadora' para milhares de jovens. Os produtos promovidos pela família Kardashian são da empresa Flat Tummy Co. cujo nome é literalmente "barriga lisa".
Khloe e Kim utilizam as suas páginas de Instagram para promover os vários produtos de perda de peso, incluindo chás e batidos. Entretanto os produtos são essencialmente laxantes e não são aprovados pela FDA (Administração de Comida e Medicamentos).
Instagram é considerada a pior rede social para a saúde mental dos jovens
Em 2017 foi feito um estudo pela Royal Society for Public Health que considerou o Instagram a rede social mais prejudicial para a mente adolescente. Isto devido ao seu foco em fotografias e os padrões irrealistas de beleza, definidos pelos chamados 'influenciadores'.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Maps: em breve vais poder esconder por onde andas com o 'modo privado'!
- Family Link: aplicação Android fica ainda melhor com novas funcionalidades!
- Huawei Mate 30 poderá não ser vendido na Europa