Xiaomi Smart Speaker: a nova coluna tem um segredo muito útil

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica chinesa liderada por Lei Jun acaba de apresentar um novo modelo de altifalante inteligente ideal para uma casa inteligente (vulgo smart home). A Xiaomi Smart Speaker (IR Control) como será internacionalmente conhecida, ou Xiaoai Speaker Play Enhanced Edition para o mercado doméstico destaca-se pelo ecrã integrado, função de despertador e outro pequeno (mas útil) truque.

Em primeiro lugar cumpre elucidar o leitor quanto ao incrível preço deste produto no seu mercado natal, a China. Aí, com efeito, a coluna Xiaomi custará 129 yuan, o equivalente a 17 euros à atual taxa de conversão, ou menos de 20 dólares. Naturalmente, caso este produto chegue à Europa, o seu valor estará mais próximo dos 50 euros (sem previsão atual).

Esta é a nova coluna inteligente da Xiaomi

Xiaoai Speaker Play Enhanced Edition

Assim sendo, face à geração anterior, a nova "Xiaoai Speaker Play Enhanced Edition" introduzir um ecrã LED bem visível na parte frontal do produto. Desse modo, pode funcionar como relógio de cabeceira, ideal para colocar no quarto e usar as suas funções de alarme, bem como as capacidades de controlo de outros gadgets IoT.

Para além disso, segundo avança a publicação Xiaomitoday, esta geração apresenta-se mais como um relógio de cabeceira do que como um altifalante inteligente convencional. Tem, para tal, um acabamento mais cuidado, formato de prisma com cantos arredondados e superfície perfurada para melhor qualidade de som omnidirecional (360).

A Xiaomi Smart Speaker é muito mais que um relógio / coluna de cabeceira

Xiaomi Smart Speaker

Este mesmo produto deve chegar à Europa uma vez que já se encontra disponível na Índia com suporte para a assistente virtual da Google, a Google Assistant. Porém, o preço da coluna Xiaomi para esse mercado é o equivalente a 63 dólares, perto de 60 euros à atual taxa de conversão face ao valor anunciado de 4 999 rupias indanas.

Não obstante, a nova Xiaomi Smart Speaker tem um altifalante de 1,5 polegadas no seu interior e microfones em vários pontos da coluna para garantir uma boa cobertura e receção de voz. Assim, pode ser ativado à distância com os comandos de voz para efetuar qualquer ordem que possamos agilizar com a Google Assistant.

Podemos controlar os gadgets IoT através da nova coluna inteligente da Xiaomi

Xiaomi Smart Speaker

O utilizador pode, inclusive, sincronizar esta Xiaomi Smart Speaker com outra unidade da coluna para criar um efeito de som estéreo (dois canais). Temos também um visor com relógio LED na parte frontal que nos apresentará as horas e cuja intensidade de brilho é ajustável, algo útil se planeiam usar esta coluna no quarto.

Importa frisar que esta Xiaomi Smart Speaker pode ser usada, por exemplo, para desligar ou ligar as televisões e outros dispositivos que tenham porta infravermelhos. Isto graças à função de IR incluída na coluna que, por um comando de voz, pode usar esta porta para controlar outros produtos mesmo sem ligação a estes via Wi-Fi.

Chromecast e porta IR integradas na coluna Xiaomi Smart Speaker

Xiaomi Smart Speaker

A parte superior da coluna Xiaomi Smart Speaker apresenta quatro botões e quatro orifícios para os microfones. A partir daí podemos controlar fisicamente a coluna, a sua operação, desativar / ativar os microfones e controlar as suas operações básicas.

Não obstante, temos também a opção de controlar todas as suas funcionalidades através da aplicação Mi Home da Xiaomi para dispositivos móveis.

Importa ainda dar conta da alimentação energética a 12V/1A por cabo e salientar o peso de 6,28 kg para esta coluna. Ou seja, tem já bastante corpo e pode assim entregar um áudio mais equilibrado. Agora, resta saber se também chegará a Portugal.

The Xiaomi Smart Speaker (which was a pretty great value) is getting an amazing upgrade!The Xiaomi Smart Speaker (IR Control) comes with:- 360° Sound- Far Field Voice Wakeup- Pair for Stereo- LED Clock Display- Stereo Playback w/ 2- IR Control- Google Assitant built-in pic.twitter.com/xcuCHUN0K9

— Ishan Agarwal (@ishanagarwal24) 14 de julho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.