Google Maps pode ajudar-te a poupar combustível na próxima viagem

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gigante norte-americana prepara uma nova função para o seu serviço de navegação que pode ajudar-nos a poupar combustível durante as viagens. Em causa estão as novas opções de rota ajustada ao tipo de veículo e respetiva motorização do automóvel.

Trata-se, sobretudo, da indicação de rotas mais eficientes para cada carro com base no motor, combustível e respetiva potência do veículo. Desse modo, consoante o tipo de carro que estejam a conduzir, o Google Maps poderá ajudar a poupar combustível.

Rotas com maior eficiência energética para o Google Maps

Em 2021 a Google fez saber que estava a desenvolver novas opções para as rotas apresentadas na sua app de navegação para Android e iOS. Entretanto, surgiriam também indícios desta introdução na versão web do Google Maps com novas rotas mais amigas do ambiente. Ou seja, opções do percurso que pudessem gerar menos emissões de carbono, por exemplo.

As novidades foram encontradas pela publicação 9to5Google que analisou (desmontou) o ficheiro .APK mais recente do Google Maps. Isto é, analisou o software e encontrou referências a este novo ponto informativo para o serviço de navegação.

Mais concretamente, o utilizador pode configurar e seleciona vários detalhes sobre o seu veículo para ajudar o Maps a escolher o percurso mais eficiente. A saber:

  • Carros a Gasolina
  • Carros a Gasóleo
  • Carros Elétricos
  • Carros Híbridos

Estas são quatro categorias que o Maps terá em consideração ao delinear e apresentar o melhor percurso para o tipo de veículo em cada caso. O objetivo é simples, ajudar o utilizador a poupar combustível em cada deslocação.

Também já podemos calcular as portagens através do Google Maps

For the planner friend: this new feature is for you. 🙏Now when you’re planning trips big and small, you can check estimated toll prices before you pick a route—and spend what you save on road snacks. pic.twitter.com/Lfy8s2TXQU

— Google Maps (@googlemaps) 13 de junho de 2022

O preço das portagens durante o percurso selecionado está entre as mais recentes novidades a chegar ao serviço de navegação. É algo prático que avisa o utilizador do possível preço (estimativa de custos) caso o trajeto selecionado inclua portagens.

Importa notar que a disponibilidade desta opção ainda está limitada a alguns países e regiões. Todavia, segundo a própria Google, a sua distribuição será gradualmente maior à medida que a tecnológica também reúne os dados necessários para apresentar estas estimativas de custos.

Por fim, as novidades acima descritas estão ainda em fase de desenvolvimento. Desse modo, não temos uma data de chegada ou distribuição dos novos trajetos a contemplar o tipo de veículo em causa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.