O anúncio foi feito pelo CEO do grupo Meta (ex-Facebook), Mark Zuckerberg, dando conta das novidades a chegar em breve à rede social Instagram. De acordo com o seu testemunho, as Instagram Subscriptions ficarão ainda mais atrativas para os criadores de conteúdos ao proporcionar novas formas de ganhar dinheiro com os seus conteúdos.
Em causa estão as Stories exclusivas e os Reels exclusivos para assinantes (pagos) de um determinado Instagrammer. Com efeito, apenas os subscritores dessa página de Instagram poderão ver os vídeos curtos ao estilo do TikTok, bem como as Stories exclusivas, segregando-os dos demais utilizadores "comuns".
Subscrições são o segredo do Instagram para fazer frente ao TikTok
Tal como avança a publicação 9to5Google, as novas opções à disposição dos criadores de conteúdo são variadas e focam-se num só aspeto, a rentabilização. Ou seja, o Instagram anunciou novas formas para os utilizadores ganharem dinheiro com os seus conteúdos nesta rede social, sobretudo para as contas com mais seguidores uma vez que poderão escalar facilmente estes formatos.
Em simultâneo, os Instagram Subscriptions permitirão aos criadores estreitar laços com os seus seguidores, sobretudo com quem pagar para ter acesso aos conteúdos. Para esta faixa de seguidores premium, existirão vários novos conteúdos elencados acima pelo executivo Adam Mosseri através do Twitter.
Várias categorias de conteúdos exclusivos para seguidores que paguem aos seus influencers no Instagram
Temos, em primeiro lugar, os Chats para Subscritores ou Subscriber chats. Estas salas de conversa permitirão aos seguidores contactar diretamente os seus influencers favoritos através da tecnologia mediada pelo Messenger do Instagram. Terão também uma nova Inbox especial para as DM's ou mensagens diretas. Para o criador de conteúdo também existirão mais controlos nesta área.
Note-se ainda que estes chats suportarão até 30 pessoas nas salas de grupo, pelo que para os criadores de conteúdo será uma forma rápida de entrar em contacto com vários subscritores.
Em segundo lugar teremos publicações ou posts exclusivos no Instagram e Reels exclusivos. Sucintamente, apenas os seguidores que paguem terão acesso aos conteúdos em questão. Desse modo, os comentários e interações estarão preenchidos pelos seguidores mais atentos e dedicados a um determinado criador de conteúdo.
Em terceiro lugar temos uma Aba exclusiva no perfil de Instagram. Aí encontrão todos os conteúdos exclusivos preparados pelo criador de conteúdo para os assinantes que paguem pelos seus conteúdos. Ou seja, um hub com tudo aquilo a que os subscritores têm direito, desde Lives (transmissões em direto) até às respostas a comentários.
Editores 4gnews recomendam: