Influencers Gaming são os que mais investem para melhorar estes atributos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O advento das novas profissões potenciadas pelas tecnologias da informação veio colocar o "Influencer" como um cobiçado cargo entre os jovens. Os influenciadores de mercado são o novo "braço" do marketing e ajudam a divulgar novos produtos, entregando-os com um toque de personalização até ao mercado de massas.

Há, porém, áreas em que os influencers são mais incontornáveis, como o mundo "Gaming", o setor dos jogos competitivos, mercado em franca ascensão. A pensar nisso, Kaspersky levou a cabo um inquérito no qual explora o papel do desempenho para grupos de jogadores e as suas atitudes em relação ao mesmo.

Gaming influencers investem mais para melhorar o desempenho

Gaming influencers

O inquérito, desenvolvido pela Kaspersky, mostra que os principais gaming influencers estão dispostos a investir mais na otimização do seu desempenho.

As conclusões do inquérito mostram 42% dos inquiridos europeus e 41% a nível global a investir "uma quantia muito elevada" para prosseguir este objetivo.

Os líderes de opinião de topo são os que mais tendem para investir no desempenho. Com efeito, mais de metade dos influenciadores mundiais (53%) e cerca de 42% dos influencers europeus concordam que os seus resultados em jogos dependem disso.

Performance e poder de processamento são a prioridade no Gaming

Em simultâneo, mais frequentemente investem em componentes de computador (66% nível europeu) (76% nível Global) ou acessórios tais como ratos, ou teclados (55% Nivel europeu) (61% nível global).

De acordo com a pesquisa da Fortune Business Insights, o mercado global de hardware de jogo está estimado em 3,46 mil milhões de dólares americanos em 2022. Aliás, espera-se que atinja 5,23 mil milhões de dólares americanos em 2027.

A Allied Market Research estima que o mercado global de acessórios de jogo foi avaliado em 6,1 mil milhões de dólares americanos em 2021. Aliás, prevê-se que atinja 14,4 mil milhões de dólares até 2030.

A pesquisa Kaspersky confirma que os principais influenciadores europeus vêm o desempenho como a chave para vencer, com 42% a concordar

Existem vários escalões de influenciadores consoante a respetiva relevância

Influencers

Em primeiro lugar, para um melhor desempenho, os influencers europeus estão mais propensos a investir num teclado (35%), em headphones com microfone (35%), ou num rato (34%).

Esta visão difere dos dados gerais da comunidade de gaming europeia. Aqui, onde as melhorias mais importantes no desempenho são a potência do PC (39%), bem-estar mental (37%) e ter o tempo de descanso suficiente (36%).

Esta agência de segurança definiu ainda as seguintes categorias de jogadores, a saber:

eSports Pros

  • Consideram a performance do jogo como extremamente ou muito importante; ter participado em torneios pelo menos uma vez nos últimos dois anos; ou estar a construir um rendimento com o gaming, ou valorizar a obtenção de algum dinheiro com ele

eSports Amateurs

  • Participaram em torneios pelo menos uma vez nos últimos dois anos e gostam de participar em torneios e competições; NÃO procuram oportunidades de ganhar dinheiro com o gaming

Hardcore Gamers

  • Jogam pelo menos 20 horas por semana

Gadget Gamers

  • Investem uma soma de dinheiro elevada ou muito elevada para melhorar a sua perfomance no jogo (hardware / formação / nutrição, etc.)

Gaming Influencers

  • Realizam uma stream pelo menos uma vez por mês; ter um mínimo de 1.000 seguidores

Top Gaming Influencers

  • Realizam uma stream pelo menos uma vez por semana; ter um mínimo de 10.000 seguidores

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Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.