IBM Portugal inaugura centro de inovação no Fundão com foco na IA

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A IBM Portugal continua a fortalecer a sua presença no nosso país. Desta vez com a abertura de um centro de inovação e tecnologia no Fundão. O espaço vai centrar-se em áreas como a Inteligência Artificial (IA) ou a cloud. O plano é de que se criem até 150 postos de trabalho.

Este novo centro é gerido pela Softinsa (do grupo IBM), e resulta de uma parceria entre a própria IBM Portugal, a Câmara Municipal do Fundão e a referida subsidiária da IBM. O investimento é superior a um milhão de euros, mas é comparticipado pela União Europeia em 85%.

Espaço arrancou com 50 trabalhadores, mas pode chegar aos 150 no futuro

Segundo a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, “este é um bom exemplo da aplicação de investimento de fundos europeus”. O espaço começou, nesta primeira fase, a atuar com 50 trabalhadores.

“Um centro de 50 pessoas já é de dimensão e pode ir até aos 150 postos de trabalho. A abordagem é esta. É crescer sempre de forma sustentável, continuar a ser um ponto de referência para que talento do mundo inteiro – atualmente temos cerca de 70 nacionalidades no concelho – aqui possa viver e trabalhar”, referiu Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão.

O espaço situa-se no Design Factory, que nasceu de uma reabilitação do Solar Vez de Carvalho. Este era o antigo Colégio de Santo António, que manteve os traços exteriores e fica situado no centro da cidade.

Por lá também encontramos o Centro de Estudos do Território, Mobilidades e Património, uma incubadora de empresas, um laboratório de inovação social e um espaço de cowork. E a IMB Portugal não pretende ficar por aqui.

Portalegre, Tomar, Vila Real e Viseu já contam com centros IBM. E há mais um caminho

Além do Fundão, a IBM também possui centros tecnológicos em Portalegre, Tomar, Vila Real e Viseu. Mas o plano é abrir outro centro tecnológico no país, em local ainda por revelar.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.