Huawei P9: Topo de gama não receberá a atualização Android Oreo

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Huawei P9: Topo de gama não receberá a atualização Android OreoO Huawei P9 foi um dos smartphones mais relevantes da empresa. Depois de ter desvendado o Beta test para o Android Oreo, tudo levava a crer que o terminal iria, afinal de contas, receber o "novo" sistema operativo da Google.

Porém, parece que as coisas não são bem assim. O Huawei P9 entrou no Beta test no Android Oreo com o P9 Plus, P9 Plus, Mate 8 e Honor 8.

Vê ainda: LG Q8 é a aposta da LG para combater o Xiaomi Mi 8 SE

As versões beta, como é normal, estão cheia de bugs e crashes pouco confortáveis, contudo, normalmente resolvidos pela marca antes do lançamento oficial.

Hoje recebemos um email do nosso leitor Pedro que nos indica o contrário. Numa conversa com a Huawei UK, num ticket aberto no website oficial, foi-lhe referido que o Huawei P9 não iria, afinal, receber o Android Oreo.

Huawei P9 fica fora dos planos na receção do Android Oreo?

A desculpa é um pouco questionável e já solicitamos esclarecimentos à Huawei Portugal sobre o assunto. No email de resposta pode-se ler:

"Querido Pedro,

Obrigado por contactar o apoio ao cliente da Huawei. Percebemos que queres o Android Oreo no teu equipamento, mas informamos-lhe que infelizmente esta versão não será lançada no Huawei P9" - a marca continuou:

"Devido à capacidade do hardware do equipamento, é possível que não receba esta versão porque lhe causa problemas de sistema, crashes e aumento do consumo de autonomia.

Continuamos à tua disposição para outras questões que possas ter.

Os melhores cumprimentos,"

No email podemos ver que o apoio ao cliente foi inicialmente muito certo na não receção da atualização do sistema, porém, no parágrafo seguinte refere que "é possível que não receba".

Ou seja, as notícias não são boas para todos os utilizadores do P9. Será que o terminal lançado em 2016 como o "verdadeiro topo de gama" já deixou de ser relevante? Será que os próximos smartphones da marca chinesa, hoje topos de gama, sofrerão do mesmo?

Como referi, pedimos um esclarecimento à Huawei face a esta situação e atualizaremos o assim que houverem novidades.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung quer desenvolver as suas próprias placas gráficas

OnePlus 6 já pode testar a 2.ª versão beta do Android P

Xiaomi apresenta a sua nova mochila Xiaomi Mi Backpack por 3.5€

Obrigado pela dica Pedro! ;)

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.