Huawei Mate 50 Pro review: Não há bela sem senão

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 9 min.

A Huawei sempre fabricou bons smartphones. Especialmente nas suas séries mais avançadas, a marca chinesa sempre conseguiu conjugar bom hardware com software eficiente em modelos que exalam estilo e beleza. O Mate 50 Pro é um dos melhores e mais recentes exemplos desse talento da marca.

Mas… todo esse talento, nos últimos anos, tem sido travado pela ausência de serviços Google e de comunicações 5G. Bem sei que voltamos sempre a este ponto e que o assunto já foi falado até à exaustão. No entanto, cada vez que nos sentimos “atraídos” por um smartphone Huawei, o nosso pensamento foge exatamente para esta questão. Será que este Mate 50 Pro consegue fazer-nos esquecer a Google e levar-nos a usar todas as alternativas da marca chinesa?

Passei as últimas semanas a desfrutar da companhia e de todas as funcionalidades do Mate 50 Pro para responder a essa mesma pergunta: será este smartphone Huawei tão bom que eu vou conseguir viver num mundo alternativo à Google?

Design premium em tudo sedutor e elegante

Huawei Mate 50 Pro caixa

Ainda dentro da caixa, o Huawei Mate 50 Pro confere a sensação de estarmos perante um modelo premium. A caixa totalmente negra com o nome e logótipo a dourado não deixa qualquer tipo de dúvidas quanto à sua elegância e design sedutor.

Quando o retiramos, essa sensação aumenta pelo simples toque num chassis preto brilhante, em tudo agradável ao toque, mas também um pouco escorregadio demais. Este pequeno problema é facilmente ultrapassável pela colocação de uma capa protetora que evita deslizamentos acidentais – seja de uma superfície ou das mãos do utilizador.

O olhar é de imediato captado pelas extremidades curvas do ecrã que lhe dão elegância e são também muito eficazes, no que respeita à área de visualização. Mas já lá iremos.

O painel traseiro destaca um dos pontos fortes deste modelo, colocando um discreto anel dourado a rodear a configuração de câmara traseira. Apesar de este módulo ser saliente, algo inevitável tendo em conta as suas especificações, o modelo assenta bem nas superfícies, o que é muito bem-vindo para várias utilizações como jogar e visualizar conteúdos.

Aqui, o Mate 50 Pro tem a pontuação máxima e conquista ao primeiro olhar.

Ecrã de extremidades curvas é outro dos pontos fortes

visualização de conteúdos no ecrã Huawei Mate 50 Pro

A zona frontal é ocupada quase na totalidade pelo ecrã OLED de 6,74 polegadas. O tamanho é bastante bom e as extremidades curvas conferem a sensação de a área de visualização ser ainda maior.

Com estes atributos, visualizar conteúdos no Mate 50 Pro é um gosto. A resolução de 2616x1212 pixéis é suficiente para ver as séries de eleição ou usufruir de um jogo. Ver fotografias em ecrã total neste smartphone é igualmente aprazível, visto que conseguimos ver bem todos os detalhes captados pela câmara excelente. Mas, mais uma vez, já lá vamos.

Em resumo, o ecrã do Mate 50 Pro é surpreendentemente outro dos seus pontos fortes. Nesta característica, podemos constatar a mestria da Huawei em fornecer bons equipamentos e, pessoalmente, cheguei até a sentir alguma nostalgia pelo sucesso alcançado pela marca em outros tempos, no segmento de smartphones.

Um pequeno apontamento ainda para a qualidade de som deste smartphone Huawei. As colunas, localizadas na zona inferior do terminal, fornecem áudio capaz que é suficientemente bom para a reprodução de vídeo e podcasts. Já quando se trata de música com graves mais profundos ou séries e filmes a necessitar de um som mais poderoso, o Mate 50 Pro fornece uma qualidade mediana. Oferece bom áudio, mas não é fantástico.

Bom desempenho que é travado pelo primeiro senão

interface Huawei Mate 50 Pro

O Huawei Mate 50 Pro está equipado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1. Como esperado e pela razões bem conhecidas, o chip está limitado às comunicações 4G. No meu caso específico, que não faço grande uso das comunicações 5G, este não foi um problema.

No entanto, é preciso não esquecer que este modelo tem um custo superior a 1.000 euros e para um utilizador fazer esse investimento, é preferível que fique com um smartphone à prova de futuro, ou seja com comunicações 5G integradas.

E este é o primeiro grande “senão” do Mate 50 Pro. O segundo, como não podia deixar de ser, é a ausência dos serviços Google. Nada como ter um ícone no ecrã principal que nos dá acesso imediato à nossa conta Gmail e ter uma Play Store, com toda a sua imensa variedade, à distância de um clique.

Claro que existem opções e a App Gallery, atualmente, tem já uma variedade de conteúdos bastante aceitável. Mas será que conseguimos mesmo viver sem a comodidade proporcionada pelos serviços Google e por um custo (recorde-se) acima dos mil euros? Confesso que esse mundo alternativo levanta dificuldades e obriga a um esforço dedicado e demorado por parte do utilizador.

Mas no que respeita a desempenho, o Huawei Mate 50 Pro não desilude. É capaz de fazer frente a todas as tarefas que lhe são solicitadas, respondendo de forma rápida e fluida. O mérito, em parte, é do processador Qualcomm. No entanto, a Huawei, durante toda a sua existência deu provas de ser capaz de construir smartphones bons e eficientes e este não é exceção.

Uma única carga fornece um dia inteiro de autonomia

carregador Huawei Mate 50 Pro

O Huawei Mate 50 Pro está equipado com uma bateria de 4.700 mAh e traz na sua caixa de venda um cabo e um adaptador de 66 watts para carregamento rápido sem fios.

Em pouco mais de 40 minutos, é possível carregar este smartphone na totalidade quando a sua bateria está já “nas últimas”. O modelo fornece também autonomia para um dia inteiro de utilização normal e rotineira, com aplicações a correr, navegação na Internet, comunicações 4G ativas e por aí adiante.

Graças à bateria com um bom tamanho e à eficiência energética do processador Snapdragon 8+ Gen 1, o Mate 50 Pro não nos falha naqueles momentos cruciais em que dependemos do nosso smartphone para uma qualquer tarefa imediata e urgente.

A DXoMark tem razão, o Mate 50 Pro é mesmo um gigante na fotografia

sensores Huawei mate 50 Pro

E eis-nos chegados ao argumento mais forte do Huawei Mate 50 Pro: a sua configuração de câmara traseira tripla. Para efeitos de contexto, recorde-se que o terminal conta com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular de 13 megapixéis e ainda um sensor telefoto de 64 megapixéis de resolução e zoom ótico de 3,5x.

Uma das suas principais características na parte ótica é a abertura variável do sensor principal que varia entre f/1.4 e f/4. Aqui aplica-se a regra de quanto menor for a abertura, mais luz entra no sensor.

O Huawei Mate 50 Pro permite que o utilizador selecione uma das opções de abertura no momento de captar a foto. É uma opção que vai agradar e muito aos fotógrafos amadores mais exigentes e com mais conhecimentos na área.

Quanto aos restantes, grupo em que me incluo, envolve muitas experiências, sendo que a maioria corre bem, pelas capacidades extraordinárias deste modelo. Dá trabalho e é sempre mais fácil, deixar o modo automático tomar o controlo da situação para avaliar qual a melhor opção para a captação perfeita do momento.

foto captada pelo Huawei Mate 50 Pro a uma estátua

Quanto à qualidade das imagens, as fotografias captadas pelo Mate 50 Pro falam por si. Estão repletas de detalhe, mesmo com pormenores difíceis de captar. O melhor exemplo está na imagem captada da bola cinzenta com lábios, mostrada em cima. Tendo em conta a cor, com um smartphone menos competente na fotografia, seria difícil reter para a posteridade, todos os detalhes dos lábios. Mas o Mate 50 Pro conseguiu-o na perfeição à primeira tentativa.

foto captada pelo Huawei Mate 50 Pro a uma planta

Outro bom exemplo do detalhe que este terminal oferece é a foto captada da planta. Cada folha está bastante bem definida e até mesmo o fundo de terra está bastante percetível.

É mais do que justo que, a determinado momento, o Mate 50 Pro tenha estado em primeiro lugar do ranking da plataforma especialista DXoMark. A câmara traseira está à altura dos maiores desafios e, ainda que o utilizador não tenha experiência, o Mate 50 Pro vai fazer do fotógrafo de ocasião um profissional de imagem.

Textura captada pelo Huawei Mate 50 Pro
Imagem captada pelo Huawei Mate 50 Pro

E, mais uma vez, sinto a nostalgia dos tempos áureos da Huawei. As capacidades fotográficas do Mate 50 Pro colocam-no no patamar de rei da fotografia e é lamentável que algumas questões o travem de se posicionar no ranking de melhores smartphones do momento.

Foto de casa captada pelo Huawei Mate 50 Pro
Foto captada pelo Huawei Mate 50 Pro

O “senão” do preço

O Huawei Mate 50 Pro em Portugal tem um preço de 1.249,99 euros. O custo elevado é justificado pelo facto de ser um smartphone de topo com componentes premium. Algumas das suas características justificam efetivamente o valor.

Mas… trata-se de um investimento elevado para um modelo que está limitado a comunicações 4G. Por outras palavras, quem optar por este todo-poderoso da fotografia, está a optar também por ignorar a próxima geração de comunicações móveis. São 1.249,99 euros que têm um prazo e limitado, se acreditarmos que num futuro próximo, em Portugal, as comunicações 5G vão estar massificadas.

módulo de câmara traseira do Huawei Mate 50 Pro

Notas finais

Começo as notas finais a responder à pergunta que me levou a este teste – será que o Mate 50 Pro consegue fazer-nos esquecer a Google e levar-nos a usar todas as alternativas da marca chinesa? Infelizmente, não. Quase que consegue, mas os serviços Google estão demasiado “entranhados” na nossa rotina diária para conseguirmos passar sem estes.

É verdade que o Petal Search e a App Gallery estão substancialmente melhores e apresentam boas alternativas; mas ainda assim não conseguem transportar-nos, a título definitivo, para esse outro mundo alternativo.

É inegável que o Mate 50 Pro é um smartphone excelente, sobretudo ao nível da fotografia. Consegue responder às expetativas e necessidades de todos os fotógrafos amadores, com a abertura variável para os mais exigentes e com o modo automático para os “turistas” da atividade fotográfica.

Por outro lado, o bom desempenho e a boa autonomia são também argumentos bastante fortes. Tem bateria para um dia inteiro de utilização séria e responde a todas as tarefas de forma rápida e fluida. O ecrã e o design premium também conquistam, literalmente, ao primeiro olhar.

Mas não há mesmo bela sem senão e este Huawei Mate 50 Pro tem três pontos difíceis de ultrapassar: ausência Google, falta de suporte para comunicações 5G e um preço elevado.

E é uma infelicidade que assim seja porque este é um smartphone que estaria, certamente, classificado como um dos melhores de sempre da Huawei.

Pontuação 4 estrelas

Design 5
Construção 4
Ecrã 4,5
Desempenho 4,5
Áudio 4
Interface 4
Câmara 5
Bateria 4
Qualidade/Preço 3,5
Pontuação 4,2 – Bom

Prós

  • Ecrã fantástico
  • Câmara traseira excecional
  • Design premium
  • Boa autonomia
  • Desempenho eficiente, rápido e fluido

Contras

  • Ausência de serviços Google
  • Sem suporte para comunicações 5G
  • Preço elevado

Especificações técnicas

  • Processador Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 256 GB
  • Ecrã: 6,74 polegadas, OLED, 120 Hz, 2616x1212 pixéis
  • Câmaras traseiras: 50 MP f/1.4-f.4.0 (principal), 64 MP f/3 com zoom ótico de 3,5x (telefoto) e 13 MP f/2.2 (ultrawide); vídeo 4K
  • Câmara frontal: 13 MP f/2.4; vídeo 4K
  • Bateria: 4.700 mAh
  • Carregamento: 66 W com fios
  • Tamanho: 162,1 x 75,5 x 8,5 mm
  • Peso: 209 gramas

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt