Huawei investe na tecnologia em combate ao COVID-19

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei anunciou que está a oferecer recursos ao governo indiano para ajudar a combater o surto de COVID-19. O CEO da Huawei Índia, Jay Chen, afirma que a empresa está a trabalhar em soluções que possam ajudar o país a combater a pandemia, com o conhecimento adquirido pela situação na China.

Uma das soluções seria a implementação de tecnologia para monitorizar temperaturas de forma remota. Seria aplicada através de sensores térmicos ligados a uma rede 5G. Esta foi uma supostamente uma das medidas utilizadas na China para conter o COVID-19.

Esta tecnologia consegue monitorizar a temperatura de pessoas e objetos em tempo real. Esta ideia parece saída de um filme de fição científica, mas sabemos que a China não se acanha no que trata de explorar a tecnologia ao máximo, ainda que pareça pouco ético.

Implementação do 5G na Índia seria uma das medidas a considerar

Além da monitorização de temperaturas, a Huawei pretende avançar com a rápida implementação do 5G no território indiano. Uma das aplicações seria em videoconferências em alta qualidade, onde médicos podem diagnosticar ou mesmo tratar pacientes de forma remota, sem o risco de contágio.

Contudo, o departamento de Telecomunicações da Índia ainda não começou a correr testes relativos ao 5G. Na verdade, a fase de testes para implementação era suposto começar no mês de março. O departamento já se tinha reunido com várias operadoras de telecomunicações para ser dar início a um plano mais concreto.

Infelizmente, a quarentena deitou esses planos por terra, para já. Quem sabe, talvez com um investimento massivo da Huawei, o governo e departamentos indianos considerem acelerar os planos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei P40 Pro está a ser um sucesso... na China
  • CEO da Huawei quer voltar a ter serviços Google nos seus smartphones
  • Honor 30S é oficial! Um smartphone 5G com preço aliciante
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.