Huawei continua a dominar o maior mercado do mundo em smartphones

António Guimarães
Comentar

A empresa de estudos de mercado IDC publicou os resultados do segundo trimestre de 2020 (Q2), em relação aos smartphones na China. Sem muitas surpresas, a Huawei continua a dominar o mercado, sendo a empresa número 1 no mercado chinês.

Além de ser a maior fabricante de smartphones da China, a Huawei é também a maior fornecedora de processadores. De acordo com a IDC, foram vendidos 43 milhões de unidades de equipamentos com 5G, com um preço médio de 500 euros. Na China, o importante é mesmo a relação entre qualidade e preço.

dsfsf

Por isso é que as marcas chinesas no geral conseguem conquistar tantos utilizadores. O plano das empresas chinesas é criar smartphones com 5G mas sem cobrar preços de topo de gama.

As 5 maiores fabricantes de smartphones na China

  • Huawei - 45.2% de quota de mercado

  • Vivo - 17.1% de quota de mercado

  • Oppo - 16% de quota de mercado

  • Xiaomi 10.4% de quota de mercado

  • Apple 8.3% de quota de mercado

Como podemos ver, o mercado chinês é bastante diferente do europeu ou mesmo o americano. Na China, a Apple conquista apenas a quinta posição. Ainda assim, a empresa da maçã conseguiu recuperar terreno nos últimos anos graças aos iPhone XR e iPhone 11, bem como o mais recente iPhone SE 2020.

Até a Xiaomi, que é uma das marcas mais populares na Europa, foi superada, ficando em quarto lugar. Após partilharem a mesma posição durante algum tempo, a Vivo finalmente conseguiu desempatar com a Oppo, ficando ligeiramente acima da sua concorrente, que deu entrada no mercado lusitano, recentemente.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.