Hackers descobrem microfone escondido em robô de cozinha do Lidl (vídeo)

Bruno Coelho
Comentar

O desafio proposto a Alexis Viguié e Adrien Albisetti era instalar um jogo no robô de cozinha do Lidl. A meio do desafio, os dois entusiastas de informática foram confrontados com um microfone oculto dentro do aparelho.

Ambos foram desafiados por um amigo a instalar o jogo Doom, no Monsieur Cuisine Connect. Este é um robô de cozinha exclusivo das lojas Lidl, sendo uma opção mais barata da popular Bimby. Além do microfone escondido, confrontaram-se com um sistema operativo que não é atualizado desde 2017.

Para comprovar o funcionamento do microfone, os dois informáticos publicaram um vídeo onde falam entre si através da plataforma Discord. Esta é uma plataforma usada por jogadores para falarem entre si.

O robô de cozinha é vendido com Android 6.0

Apesar da descoberta, Adrien Albisetti disse ao jornal espanhol, El País que “não acredita que o Lidl” os “queira espiar”. Embora tenha elogiado o funcionamento do robô, julga que o facto de este ter o software desatualizado – Android 6.0 – e um microfone é uma grande vulnerabilidade.

Segundo, Albisetti o acesso ao microfone só acontece quando o aparelho está ligado. Para que ninguém com más intenções se apodere do aparelho, este alerta os utilizadores do robô para não se esquecerem de o desligar após cada utilização.

monsier cuisine connect

Lidl não menciona o microfone no site ou nas instruções do robô

O responsável pelo marketing do Lidl em França, Michel Biero, assegura que o microfone “está totalmente inativo”. Este foi colocado no robô na eventualidade de vir a ser usado em conjunto com a assistente virtual Alexa. No entanto, o Lidl não faz qualquer menção ao microfone no seu site ou nas instruções do robô.

Fonte do Lidl Portugal disse ao Jornal de Notícias que o aparelho “foi equipado com um tablet standard contendo um microfone. No entanto, “está desativado no lado do software e não pode ser ativado pelos clientes”. Este reitera que o mesmo foi introduzido no dispositivo com vista a “outras funções onde pode ser necessário um microfone”

O Monsieur Cuisine Connect não está à venda em Portugal

O robô em questão foi projetado na Alemanha, produzido na China e tem um ecrã tátil, ligando-se à internet de forma a descarregar as receitas. Encontra-se à venda em países como a França, Alemanha, Reino Unido e Espanha. Prevê-se que venha a ser comercializado em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.