Inteligência Artificial da Adobe reconhece caras alteradas pelo Photoshop

António Guimarães
Comentar

A Adobe está a desenvolver uma inteligência artificial que consegue reconhecer fotografias alteradas pelo Photoshop. A empresa está preocupada em combater conteúdo falso, criado ou não nas suas plataformas de edição de imagem.

O exemplo da seguinte imagem, feito pela Adobe, mostra-nos a lógica da Inteligência Artificial. A fotografia original é analisada, sendo que as alterações são detetadas de imediato. A IA conclui assim que é uma fotografia alterada.

aobe inta

De facto, seria de esperar que uma inteligência artificial desenvolvida pela Adobe consiga detetar as alterações feitas pelo Photoshop, que também pertence à Adobe.

A Inteligência Artificial conseguiu detetar alterações melhor que humanos

Durante os testes, a Adobe pediu a um grupo de pessoas voluntárias para analisar imagens, à procura de alterações. Os resultados foram medianos para os voluntários onde 53% das alterações foram detetadas corretamente.

Contudo, a Inteligência Artificial conseguiu detetar imagens alteradas com uma incrível precisão de 99%. A IA consegue depois sugerir formas de restaurar a fotografia ao seu formato original, com algumas falhas.

Esta ferramenta pode ajudar a detetar Deepfakes

O conteúdo Deepfake consiste em imagens ou vídeos onde as caras de pessoas reais são manipuladas a fazer ou dizer o que o criador do conteúdo quiser. O seguinte vídeo mostra um excelente exemplo, onde o ator Jordan Peele fala por cima de um vídeo falso de Barack Obama, imitando a sua voz.

Os vídeo Deepfake são feitos primeiro filmando a pessoa original, com as expressões ou frases desejadas. De seguida, é utilizado software para detetar os movimentos faciais e colocá-los na face da "vítima" do Deepfake.

Este conteúdo tornou-se extremamente popular inicialmente como uma forma de colocar caras de celebridades em conteúdos adultos. Assim sendo, a ferramenta que a Adobe está a desenvolver pode ser importante na deteção destas imagens.

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.