GTA VI: tudo o que já sabemos sobre a próxima versão do popular jogo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Recentemente, ficámos a saber que a produtora Rockstar Games está já a trabalhar ne sexta versão do seu título mais popular Grand Theft Auto (GTA).

Poucos informações são ainda conhecidas sobre o próximo jogo, mas já há previsão para a data de chegada e em que plataformas vai correr, assim como uma das cidades onde vai acontecer toda a ação. Preparámos um resumo de tudo o que já se sabe sobre a próxima versão de um dos títulos mais jogados de sempre.

Plataformas onde GTA vai correr

Qualquer fã de videojogos não só já jogou a saga Grand Theft Auto (ou GTA) como é um adepto da sua ação repleta de adrenalina e de tarefas/missões algo questionáveis para cumprir.

Por essa razão, espera-se que GTA VI chegue em primeiro lugar às consolas de última geração da Sony e da Microsoft. Posteriormente, deverá obviamente ser lançada a versão para PC e para os modelos mais antigos de PlayStation e Microsoft.

Não são as melhores notícias para os utilizadores que preferem jogar em PC, mas é provável que a Rockstar Games "atrase" o lançamento para a versão desktop, tal como aconteceu com o GTA V que demorou um ano e meio para ser disponibilizado. Provavelmente, a editora não levará tanto tempo, mas sem dúvida alguma que os jogadores de consolas vão poder desfrutar da ação muito antes.

Quanto às plataformas móveis, não há informação sobre a disponibilidade do título para este tipo de equipamento. No entanto, a produtora já lançou algumas iterações para smartphones e, pode ser, que tenha uma surpresa reservada para este título.

Enredo do GTA VI

GTA V

Uma vez que a Rockstar Games começou a trabalhar há pouco tempo no título, são poucas as informações disponíveis sobre o enredo, mas sabe-se que o estilo de jogabilidade com vários protagonistas deverá ser mantido.

Para já os rumores apontam para dois possíveis enredos. O primeiro sugere que o título terá dois protagonistas que se separam durante o prólogo do jogo, depois da morte dos seus progenitores. A ação vai decorrer no ano de 2003 e terá não só os vários ambiente típicos de GTA, como também um mapa adaptativo que irá sofrer alterações ao longo do jogo.

Já a segunda hipótese de enredo avança que GTA VI vai estar dividido em dois períodos de tempo, sendo o primeiro o ano de 1985. A história mostra o crescimento dos dois protagonistas e a restante ação vai passar-se nos dias de hoje.

É igualmente provável que GTA VI regresse a Vice City, assim como o prólogo poderá estar relacionado com o personagem de culto Tommy Vercetti.

Mapas em GTA VI

Anteriormente, a produtora já tinha dado a conhecer que tem planos para colocar todas as suas cidades num único jogo. E, apesar de a Rockstar Games nunca ter confirmado, há fortes probabilidades de que tal aconteça em GTA VI e este se torne num super jogo.

Já se sabe que uma das localidades presentes será Vice City, mas numa versão moderna e, por essa razão, com o seu próprio mapa. Mas os jogadores podem usar referências da "antiga" Vice City para navegar na localidade agora transportada para os dias de hoje.

E ainda que existam muitos rumores sobre os mapas presentes em GTA VI, ainda é muito cedo para dar crédito suficiente a um. Mas uma coisa os jogadores têm garantida, o mapa desta versão será bastante maior que o da anterior.

Data de lançamento de GTA VI

GTA V

Os fãs de GTA vão ser obrigados a sossegar os corações e a adrenalina porque a espera será ainda longa até que GTA VI chegue às prateleiras das lojas. De acordo com o analista Doug Creutz da Cowen o título deverá ser lançado entre abril de 2023 e março de 2024.

Mas há previsões mais desanimadoras como a do leaker Tom Henderson que avança que só veremos o título em 2025.
Sabe-se já que a empresa que controla a produtora Rockstar Games aumentou substancialmente o seu orçamento para publicidade para o ano fiscal de 2024. Portanto, é provável que em algum momento de 2024, o tão desejado título chegue às mãos de todos os fãs.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt