Ainda que atualmente, o sistema operativo Android chegue com uma designação numerária, a Google continua a nomeá-lo internamente com nomes de sobremesa que seguem a ordem do abecedário.
E está quase a completar todas as letras existentes do alfabeto, qual será o "doce" que se segue ao Z?
Do Android Cupcake ao Android Tiramisú
Desde o Android 1.5 ou Cupcake que a Google sempre deu nomes de doces às várias versões do seu sistema operativo (SO). Mas chegados ao Android 10, a gigante tecnológica deixou de divulgar publicamente e utilizar a nível comercial o nome "doce" da versão em uso do SO.
Mas internamente todas as versões seguintes do Android continuaram a ser nomeadas com nomes "gulosos" que, à semelhança dos anteriores, seguiam a ordem de letras do abecedário inglês. Recordemos agora a doce lista de nomes até à versão 10 do Android:
- Android 1.5 — Cupcake
- Android 1.6 — Donut
- Android 2.0 — Lightning
- Android 2.2 — Froyo
- Android 2.3—Gingerbread
- Android 3 —Honeycomb
- Android 4.0 — Ice Cream Sandwich
- Android 4.1 — Jelly Bean
- Android 4.4—KitKat
- Android 5 —Lollipop
- Android 6 — Marshmallow
- Android 7 — Android Nougat
- Android 8 —Oreo
- Android 9—Pie
- Android 10 — Quince Tart
Como é possível constatar, os nomes seguem a ordem do alfabeto inglês. E a Google continuou a cumprir a tradição intenamente com as versões seguintes dos seu sistema operativo móvel.
A seguir ao "Q" vem a letra "R" e por isso o Android 11 é também conhecido por Red Velvet Cake; por sua vez, o atual Android 12 ficou com o nome de código Snow Cone enquanto que o futuro Android 13 herdou o nome de uma deliciosa sobremesa italiana: Tiramisú.
Mas faltam apenas mais seis letras – U, V, W, X, Y, Z – para chegarmos ao fim do alfabeto, ainda que existam muitos mais doces dignos desta homenagem que podiam "emprestar" o seu nome ao sistema operativo.
E depois da letra Z?
E a seguir à letra Z e possível Android 19 ou Zeppole (doce folhado típico das regiões de Roma e Nápoles, em Itália), qual é o nome que a Google vai dar à seguinte versão do SO?
De acordo com alguns especialistas em tecnologia, existem três hipóteses em cima da mesa. A primeira implica a gigante tecnológica voltar ao início do alfabeto e percorrê-lo novamente com nomes de doces ainda não utilizados e também preenchendo as lacunas existentes para as letras "A" e "B".
A segunda hipótese é a Google passar a utilizar nomes que sejam iniciados por duas letras previamente definidas, começando por exemplo com "AB", passando para "AC" e por aí adiante. Esta sugestão levanta um desafio: se a ideia é dar nomes de doces, vão existir várias conjugações de duas letras que podem não ter nenhuma sobremesa associada. Para cumprir esta ordem, muito possivelmente a gigante tecnológica terá de se aventurar por outras iguarias no mundo da gastronomia, nomeadamente as salgadas.
Por fim, a terceira teoria é que a Google já encontrou a solução e até já a pratica a nível comercial. Tal como adotou a designação numerária no mercado, internamente o sistema operativo também passaria a ser designado por um número e nessa área as conjugações são infinitas.
Editores 4gnews recomendam: