Apple iOS 16: nova configuração do modo Focus pode obrigar utilizadores a atualizar sistema operativo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente foi revelado que o novo iOS 16 terá novidades nas notificações e mais recursos dedicados à monitorização da saúde do utilizador.

Agora novas informações confirmam as anteriores e avançam que o modo Focus vai chegar com uma nova configuração que não terá compatibilidade com o iOS 15 e, consequentemente, com terminais que executem o antigo sistema operativo. Esta pode ser a forma de a Apple "forçar" os utilizadores a fazerem a grande atualização.

Nova configuração do modo Focus no iOS 16 não terá compatibilidade com o iOS 15

Apple Focus
Aparentemente a Apple estará a trabalhar numa nova configuração do modo Focus para o iOS 16

Mark Gurman, jornalista da agência de notícias Bloomberg, tinha já avançado que o novo iOS 16 traria consigo um sistema de notificações melhorado, mas agora novas informações divulgadas pelo site 9to5Mac não só confirmam as previsões do conhecido jornalista como dão mais pormenores sobre o modo Focus.

De acordo com o conhecido site, referências nos códigos do macOS 12.4, lançado este mês para programadores, indicam que o modo Focus vai ter uma nova configuração. Recorde-se que o modo Focus permite gerir as notificações das aplicações para diferentes momentos do dia.

Uma nova configuração que traz boas e más notícias. As boas prendem-se com o facto de esta configuração oferecer mais opções para personalizar tudo à medida do utilizador; já as más notícias são que a configuração não será compatível com o iOS 15 e, consequentemente, não vai funcionar em terminais iOS 15.

Apple pode "forçar" utilizadores a mudarem para o iOS 16

As referências encontradas no código basicamente é uma mensagem de alerta que avisa o utilizador de que o modo Focus selecionado necessita de uma atualização de software para ser ativado e funcionar.

A mesma mensagem alerta ainda para o facto de que algumas configurações podem ser perdidas em outros equipamentos a executar software mais recente. Na prática, isto significa que se o utilizador fizer uso do modo Focus no seu iPhone com iOS 16, e não proceder à atualização do sistema operativo no iPad, a sincronização entre equipamentos não acontece.

Mas há mais. Aparentemente, a Apple está também a criar novos recursos para o Apple News que para serem ativados e funcionar vão exigir igualmente a instalação do iOS 16 nos equipamentos porque também não serão compatíveis com o iOS 15.

A confirmarem-se estas informações, quase que é possível dizer que a Apple irá "forçar" os utilizadores a fazerem a grande atualização para iOS 16 nos seus equipamentos. E caso queiram usufruir de alguns dos novos recursos em todos os seus equipamentos Apple, os utilizadores terão mesmo de instalar todo o software mais recente da empresa de Cupertino.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt