Google Notícias dar-te-á a história completa na Pesquisa Google

Rui Bacelar
Comentar

A plataforma Google News (notícias) foi introduzida em 2018, chegando eventualmente aos mais diversos mercados e regiões do globo, com novas funções a chegarem de forma gradual. Entre estas, uma das mais importantes funções e complementos ao serviço é a aba "Cobertura Completa".

Esta área do Google Notícias dá-nos mais perspetivas de uma mesma história ou temática, com a cobertura alargada e oriunda de diferentes meios de comunicação. Agora, a tecnológica norte-americana vem reforçar esta área através da pesquisa Google para que o utilizador obtenha mais e melhor informação sobre uma determinada temática.

A pesquisa Google passará a apresentar a cobertura alargada

Sucintamente, a Google quer dar mais informação aos os seus utilizadores, combatendo assim a desinformação, ou ignorância de certa temática. O anúncio foi feito hoje (9) através de uma publicação no blog oficial da tecnológica norte-americana.

A gigante de Mountain View refere que, por vezes, uma só exposição de um determinado tema pode criar um viés no leitor. Assim, as novidades chegam no sentido de trazer outras perspetivas e a cobertura completa da temática de modo mais sucinto.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

O objetivo passa por informar mais e melhor o leitor. Para que temáticas importantes como a pandemia da COVID-19, ou os diversos momentos eleitorais sejam melhor contextualizados e tragam mais que uma ótica a quem lê uma notícia no Google Notícias.

Assim, a partir da Pesquisa Google será possível aceder à cobertura completa. Área onde qualquer utilizador poderá encontrar mais fontes que "contam a mesma história" com abordagens distintas, complementares, ou contrárias.

A implementação chega gradualmente à pesquisa Google

A Google acredita que só com informação se pode construir uma atitude crítica perante o que nos é apresentado. Para que o leitor saiba o que está a ler, quem escreve sobre essa temática e tenha acesso a diferentes exposições de um mesmo tema.

Esta implementação começou agora a ser distribuída nos Estados Unidos da América, com mais países e regiões a receber as novidades muito em breve. Também chegará a Portugal num futuro próximo.

Para o utilizador bastará clicar em "Cobertura Completa" após pesquisar uma determinada temática no motor de busca da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.