Google I/O 2023: nunca se falou tanto na utilidade da IA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O arranque da conferência anual Google I/O deu-nos a conhecer o primeiro smartphone dobrável da marca. Ficamos também a conhecer seu novo telefone acessível, o tablet de última geração, bem como vários avanços no campo da IA.

Aliás, e como facilmente se compreenderá, a Inteligência Artificial foi o tema nobre de toda a conferência inicial

Com efeito, foram partilhadas várias formas de como a empresa está a usar a IA, incluindo avanços na IA generativa para tornar os nossos produtos ainda mais úteis para pessoas, empresas e comunidades.

Este é novo rumo da Google, implementação da IA em essencialmente todos os seus produtos e serviços.

Inteligência Artificial pautou a keynote de abertura da Google I/O 2023

“AI” was said 149 times during #GoogleIO Yes I counted 🫠pic.twitter.com/YYxnKGacqR

— Ian Zelbo (@ianzelbo) 10 de maio de 2023

Tal como a própria empresa deu a conhecer, atualmente têm 15 produtos que servem mais de 500 milhões de pessoas e empresas. Seis destes produtos servem, cada um, mais de dois mil milhões de utilizadores.

Esta amostra tornou óbvias as múltiplas oportunidades para cumprir a missão atemporal que a própria se coloca — organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.

Aliás, volvidos sete anos na jornada da Google enquanto empresa focada, em primeiro lugar, em IA. A propósito, a empresa afirma estar agora num ponto de inflexão empolgante onde podemos tornar a IA ainda mais útil para todos.

Google delineou 4 formas para fazer cumprir o seu plano para a IA

  1. Primeiro, melhorando o conhecimento e a aprendizagem do utilizador e aprofundando a sua compreensão do mundo.
  2. Em segundo lugar, aumentando a criatividade e a produtividade, para poder expressar-se e fazer as coisas.
  3. Em terceiro lugar, permitindo que programadores e empresas criem os seus próprios produtos e serviços transformadores.
  4. Por fim, construindo e implementando a IA de forma responsável, para que todos possam beneficiar de forma igualitária.

PaLM 2 é o novo modelo de linguagem da Google

Google I/O 2023

Foi também durante a keynote da Google I/O 2023 que a empresa revelou o PaLM 2. Este é o seu modelo de linguagem da próxima geração. Este modelo pode ser resumido em três pontos cruciais, a saber:

  • Multilinguagem: PaLM 2 é fortemente treinado em texto multilíngue, abrangendo mais de 100 idiomas. O PaLM 2 também foi aprovado em exames avançados de proficiência linguística com a classificação de mestre (mastery).
  • Raciocínio: O amplo conjunto de dados do PaLM 2 inclui artigos científicos e páginas da web que contêm expressões matemáticas.
  • Programação: O PaLM 2 foi pré-treinado numa abundância de conjuntos de dados de códigos-fonte disponíveis publicamente. Significa que se destaca em linguagens de programação populares como o Python e JavaScript, mas também pode gerar código especializado em linguagens como Prolog, Fortran e Verilog.

O PaLM 2 é um modelo de linguagem de ponta com recursos multi-linguísticos, de raciocínio e de programação melhorados.

Mais informação a chegar aos utilizadores Google

A tecnológica também revelou novas formas de levar a informação e o conhecimento mais úteis a mais pessoas através da Pesquisa, do Maps e não só, a saber

  • Reimaginar o que um motor de pesquisa pode fazer com o lançamento do Search Labs. É um espaço para usar as novas experiências de pesquisa com tecnologia de IA. Uma das primeiras experiências é a Experiência de Pesquisa Generativa (SGE) que usa IA para disponibilizar um resumo das informações e indicadores para explorar esse mesmo tópico de uma forma natural.

  • Vista imersiva usa a visão computacional e IA para fundir milhares de milhões imagens aéreas e do Street View para criar um modelo digital enriquecido do mundo. Agora, com a vista imersiva de rotas, é possível visualizar cada segmento de uma rota antes de partir — seja a conduzir, a pé ou de bicicleta.

Google Duet AI

A promessa de mais produtividade graças à IA

  • O Bard da Google está a expandir-se para 180 países, acrescentando-lhe japonês e coreano e melhorando as atualizações de programação e recursos de exportação.
  • O Editor Mágico, é possível fazer edições complexas sem competências de edição de nível profissional. Recorrendo a uma combinação de técnicas de IA, incluindo IA generativa, será possível fazer edições em partes específicas de uma imagem.
  • Duet AI for Workspace é o colaborador da Google alimentado com tecnologia de IA que ajuda os utilizadores a fazer mais no Gmail, Documentos, Apresentações, Folhas de Cálculo e Meet.
  • Duet AI para a Google Cloud - trazendo a IA para o serviço das empresas - para permitir a mais empresas e programadores começarem a ver o impacto que a IA pode ter.

Também temos novidades para o Android e novos Google Pixel

We’re breaking down Android updates with Google leaders at #GoogleIO. It’s time to go #InsideAndroid 👇 pic.twitter.com/Tb6rIxFCEm

— Android (@Android) 11 de maio de 2023

A conferência de abertura do certame Google I/O 2023 deu-nos também uma nova perspetiva sobre o estado do Android. Em simultâneo, ficamos também a conhecer os mais variados produtos da tecnológica para a sua linha Pixel.

  • A Google mostrou como está a construir o ecossistema de dispositivos mais completo com Android. Segundo a própria, "onde tudo funciona melhor, em conjunto." Vimos também como é que a Google usa a AI para tornar o nosso telefone ainda mais pessoal, incluindo o Creative Compose, Cinematic Wallpapers e Generative AI Wallpapers.

  • O melhor de tudo? Também temos os novos Pixel 7a, o Pixel Fold e o Pixel Tablet para um ecossistema completo de dispositivos alimentados com IA e desenvolvidos pela Google.

  • Por fim, o Pixel 7a está disponível para compra a partir de hoje, e estão igualmente abertas as pré-encomendas para o Pixel Fold e Pixel Tablet.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.