Google Fotos: aplicação recebe funções incríveis para edição rápida!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Fotos é um dos mais completos serviços de armazenamento e backup de imagens e vídeos na nuvem, com novas funcionalidades a chegar gradualmente. Ainda que este ano deixe de ter armazenamento ilimitado gratuito, há boas novidades.

Aos utilizadores que gostem ou precisem de operar uma edição rápida dos conteúdos presentes no Google Fotos, chegam novas opções deveras úteis. As adições vêm resolver alguns dos principais problemas ao fotografar com o smartphone.

Fica ainda mais fácil aprimorar imagens no Google Fotos

Ainda que nos estejamos a aproximar do fim do armazenamento ilimitado em alta-qualidade, o Google Fotos continua a reforçar o leque de opções para os utilizadores. Assim, temos uma nova ferramenta para tornar mais nítida uma imagem e remover o ruído.

Ambas as opções passam a estar presentes nas aplicações para Android e iOS deste serviço da tecnológica de Mountain View, chegando gradualmente aos utilizadores. Tudo o que terão de fazer é manter as respetivas aplicações atualizadas.

Nos últimos meses a empresa tem feito chegar várias apresentações automáticas que abrangem diversas temáticas com base nas fotos presentes no serviço. Agora, contudo, dão-nos mais opções para editar alguns dos aspetos mais importantes das imagens,

As novidades estão disponíveis na app para Android e iOS

As novas ferramentas podem ser encontradas ao entrar no modo "Editar". Em seguida, devem aceder ao separador "Ajustar". Será aí que encontrarão as opções de "Tornar mais nítido" (sharpen) e "Remover ruído" (denoise) em ambas as plataformas.

A primeira opção permite tornar uma imagem mais nítida ao reforçar as arestas. No que lhe concerne, a remoção de ruído tenta remover o grão digital gerado sobretudo em fotografias noturnas, com baixa luminosidade, ou em condições longe das ideais.

Em ambos os casos o utilizador encontrará os novos controlos entre a opção "Pop" e a "Vinheta" nos controlos de edição. São um sério reforço para as capacidades desta app e serviço grátis qu já nos dão muitas capacidades de edição dos conteúdos.

Podemos agora "Tornar mais nítida" e "Remover ruído" das fotografias

São duas funções extremamente úteis, sendo capazes de resolver alguns dos problemas mais comuns com as fotografias captadas por dispositivos móveis. Note-se que a primeira função é capaz de tornar mais nítidos os elementos que não estão em foco, ao passo que o segundo remove o ruído digital presente nas imagens.

Para quem quer aprimorar as suas fotografias sem recorrer a aplicações pagas, o Google Fotos é realmente uma app essencial! Por fim, ambas as opções já estarão presentes na app para Android e iOS.

Aos interessados, também é possível descarregar o ficheiro APK para Android com a mais recente versão do Google Fotos, através da APKMirror.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nokia X50 quer afirmar-se como um dos melhores smartphones de 2021
  • Motorola Moto G20 é oficial com preço surpreendente na Europa
  • WhatsApp prepara para introduzir a função mais pedida na app de mensagens
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.