Gmail - o email da Google vai mudar, para melhor!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Gmail, o serviço de email da Google é utilizado diariamente por milhões de pessoas. Trata-se de um serviço gratuito criado pela Google em 2004. Inicialmente requeria um convite de um já utilizador para que um novo se pudesse juntar à rede.

Agora, é mundialmente famoso e vem instalado por pre-definição nos nossos dispositivos móveis. Igualmente útil na sua versão Web, o email da Google está configurado para usar o HTTPS. Este é um importante protocolo seguro que garante comunicações autenticadas e criptografadas.

Vê ainda: d

Hoje de manhã foi a própria tecnológica norte-americana a distribuir uma nova versão da sua aplicação Gmail para dispositivos móveis. Chega agora a versão 8.1.7. Atualização que a nível visual não mudará rigorosamente nada. Mas calma, não fiques desiludido, as novidades estão cá.

Apesar do aspecto da aplicação para Android e iOS não mudar, temos novas funcionalidades. O email da Google mudou para melhor. Como nos conta o TechDroider, após uma análise do APK (pacote de instalação) da nova versão do Gmail encontrou as referências às novas funcionalidades.

O email da Google, Gmail e as suas novidades

Esta foi a mesma fonte que recentemente encontrou as referências ao novo YouTube para dispositivos móveis. A sua credibilidade não está posta em causa tendo já no passado sido fonte de confiança. Agora, a sua equipa decidiu olhar atentamente para o código fonte da aplicação Gmail na sua nova versão. Esta já está a ser distribuída em alguns mercados e não tardará em chegar a Portugal.

Em primeiro lugar, a teardown ou o "desmontar" da aplicação baseia-se na análise do código da APK. Partindo daí, podem ser encontradas novas funcionalidades que estão "dormentes", à espera de um sinal da Google para chegar oficialmente aos utilizadores. Por outro lado podem continuar assim por tempo indefinido. Posto isto, para já estas novas funções baseiam-se num rumor que, por sua vez, se baseia na análise da aplicação oficial.

Passando para as novas funções que podem chegar com uma futura atualização da aplicação de email da Google para dispositivos móveis temos a seguinte lista:

Ativar / desativar uma conversa (snooze) no Gmail

A aplicação Gmail poderá em breve dar-te a oportunidade de ativar ou desativar a teu bel prazer uma conversa. Por conversa entenda-se a troca de correio eletrónico. Isto pode ser bastante útil quando alguém te está a importunar via email mas não o queres bloquear totalmente ou denunciar como SPAM.

Esta nova opção estará presente no menu das opções para cada conversa. Poderás definir o tempo durante o qual desativas a conversa. Algo que já vimos, por exemplo, no Facebook Messenger e em outros serviços de troca de mensagens. Poderás desativar por X tempo um contacto. Esta função / opção estará junto do Arquivar, Eliminar ou Responder dentro da aplicação Gmail.

Mais avisos de segurança no email da Google

Outro aspecto bastante pertinente que poderá chegar em breve aos utilizadores do serviço de email da Google é um novo leque de avisos. Porque a segurança é um quesito que necessita de constante reforço. E porque na internet existem cada vez mais ameaças, o utilizador receberá agora novos avisos de segurança.

A aplicação Gmail poderá alertar o utilizador para a presença de arquivos e extensões possivelmente nefastas. Por outras palavras, terá um olfato mais apurado para a deteção de ameaças veiculadas por email. Sempre que algo não cumprir os seus padrões, o utilizador receberá uma aviso de que algo está errado.

Funções podem ser ativadas em breve pela Google

Os avisos vão também alertar-te quando nome do destinatário é o mesmo nome de um colaborador / funcionário da tua empresa / organização mas desta vez o email chega a partir de uma entidade diferente. Em suma, quando alguém se está a tentar fazer passar (personificar) uma pessoa da tua confiança.

Estas novas funções estarão a caminho da aplicação Gmail para dispositivos móveis. Neste momento já fazem parte do código fonte da versão 8.1. Resta saber quando ou "se" a Google vai ativar estas novas opções.

E tu, costumas utilizar o serviço de email da Google ou preferes outro fornecedor? Deixa-nos o teu feed-back abaixo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor View 10 receberá o Face Unlock do OnePlus 5T

Anúncio do Razer Phone 2 deverá ser acompanhado do Project Linda

Motorola Moto G6, G6 Plus e G6 Play – Tudo o que precisas de saber

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.