Criador da Geekbench diz que Android tem ficado sempre atrás do iPhone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A batalha pelo domínio do mercado mobile tem sido cada vez mais feita a dois. De um lado temos o Android, um sistema operativo de código aberto utilizado por uma enorme panóplia de equipamentos. Do outro temos o iOS, um sistema operativo proprietário da Apple, que chega aos utilizadores por via dos mais variados modelos do iPhone. Comum aos dois temos a Geekbench, apenas uma das varias plataformas existentes para testes de performance aos mesmos.

Este tipo de testes têm servido como indicador do potencial de processamento de qualquer equipamento que venha para o mercado. Embora tais resultados possam variar consoante a utilização de cada um, os mesmos servem de base de comparação para avaliar qual será o mais potente.

Vê ainda: Tom´s Guide

iPhone vs Android é uma batalha que não terá fim enquanto os dois se mantiverem no mercado

Talvez a justificação que podemos encontrar para este fenómeno está no facto de a Apple desenhar o seu próprio hardware e software. Ou seja, a empresa de Cupertino cria algo especificamente pensado para funcionar com aquele conjunto de elementos. Desta forma, o seu desempenho será sempre imaculado.

Já do lado do Android, temos uma Google que desenha o seu sistema operativo e que depois o disponibiliza a terceiros, para estes o implementaram no seu próprio hardware. Em cima disto, temos ainda a questão de algumas marcas alterem o Android a seu bel-prazer, com as suas interface que, em alguns casos, acabam por arruinar por completo todo o potencial do hardware.

Existem casos como o da Samsung ou da Huawei que já desenvolvem os seus própios processadores, mas que depois os implementam no software da Google. Ou seja, será que se estas empresas desenvolvessem o seu próprio sistema operativo seriam capazes de igual a performance de um iPhone 8, por exemplo?

Este é um excelente tema de discussão sobre o atual paradigma do setor mobile. Será que os próximos Pixel poderão concorrer diretamente com a nova geração de smartphones da Apple? Ou o problema estará do lado do processador utilizado, neste caso o Snapdragon 835? Deixa-nos a tua opinião na caixa de comentários abaixo.

Outros assuntos relevantes:

Huawei Mate 10 terá a câmara mais inteligente do mercado?

Xiaomi – Construtora vendeu 10 milhões de smartphones em Setembro

Já podes descarregar aqui o Kernel do Motorola Moto E4

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.