Ford desafia o mercado com versão elétrica do seu best-seller

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 1 min.

Segundo fontes da AutoExpress, espera-se que um novo Ford Puma totalmente elétrico chegue até ao final deste ano.

Baseado na carroçaria do novo Ford Puma a gasolina, lançado em fevereiro, a versão EV deverá começar abaixo dos 40.000 dólares (aproximadamente 36 556 euros), com elementos distintos que o irão ajudar a destacar-se.

A "Gen E" do Ford Puma irá juntar-se ao alinhamento de Mustang Mach-E, Explorer Eletric e o novo Capri EV, na crescente gama de veículos elétricos da Ford.

A Ford está a transformar o seu best-seller num SUV compacto totalmente elétrico. Espera-se que este modelo EV mantenha algumas das características atualizadas do novo Puma, mas com um estilo distinto.

As novidades trazidas pelo novo elétrico no mercado

Ford Puma 2024 Interior
Crédito: Ford Europe

A nova versão apresenta um design interior carregado de novas tecnologias. O cockpit panorâmico, à semelhança de um carro desportivo, inclui um ecrã digital de 12,8", bem como ecrãs de infotainment de 12".

A Ford também incluiu o seu sistema de conetividade SYNC 4, que tem o dobro da capacidade de computação do sistema anterior. O sistema inclui reconhecimento de voz, bem como suporte Apple Car Play e Android Auto para uma integração fácil.

Espera-se que o modelo EV inclua novos emblemas, bem como faróis diferenciados da sua gama Standard. Apresentará também uma grelha fechada e um para-choques dianteiro redesenhado, de forma a melhorar a eficiência e a autonomia elétrica.

Motorização ainda por descobrir

Ford Puma 2024
Crédito Ford Europe

Ao contrário do Explorer e do Capri EV, o Puma elétrico não será montado numa estrutura MEB da Volkswagen. O novo modelo basear-se-à na mesma plataforma que a sua contraparte a gasolina.

É provável que o novo Puma EV da Ford inclua opções de motorização semelhantes aos últimos lançamentos.

Com uma bateria de entre 50 a 60 kWh, o Puma EV deverá ter uma autonomia de, pelo menos, 250 quilómetros.

Outras possíveis opções para o motor deste exemplar incluem uma unidade de 215 cv, utilizada na E-Transit Custom da Ford, ou até mesmo os motores eléctricos duplos (181 cv + 265 cv) utilizados na versão superior da E-Transit.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.