Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Fiido T2 review: a bicicleta elétrica dos sete ofícios

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 7 min.

Fiido T2

Fiido T2
★★★★★5Excelente

É uma bicicleta pronta para qualquer tarefa do dia, sem grande esforço. Desde passeios, deslocações casa-trabalho-trabalho-casa (até com crianças) a transporte de mercadorias, a Fiido T2 é das bicicletas elétricas que mais perto está de substituir qualquer automóvel pela sua versatilidade.

É uma bicicleta pesada, sim, mas ganhas em versatilidade e utilidade. É bem construída, tem potência de sobra para qualquer desafio, boa suspensão, travões, iluminação e autonomia a condizer. É um caso sério se procuras algo com estas características.

Prós
  • Grande capacidade de carga para mercadorias ou crianças

  • Design step-through que facilita a entrada e saída na bicicleta

  • Excelente iluminação frontal e traseira

  • Potência de sobra para enfrentar subidas difíceis

  • Autonomia excelente

Contras
  • É uma bicicleta pesada

As bicicletas elétricas devem ser, cada vez mais, olhadas como um meio sério para a mobilidade diária nas mais variadas tarefas do dia a dia. Mas muitas vezes, para transporte de pequenas mercadorias ou para levar os filhos à escola, nem todos os modelos são ideais. A Fiido T2 chega com esse intuito.

A sucessora da Fiido T1 Pro é a mais recente novidade no segmento das utilitárias e destaca-se pelo seu vasto leque de acessórios associados. O preço começa nos 1499 €. Testámos esta nova bicicleta utilitária da Fiido nas últimas duas semanas e agora trazemos-te as nossas conclusões.

Unboxing

Por ser uma bicicleta pesada, com quase 40 kg, é daqueles modelos em que provavelmente serão precisas duas pessoas para alguns passos da montagem. Esta já chega pré-montada, o que não torna o processo muito moroso.

Fiido T2

É necessário montar a roda frontal e respetivo guarda-lamas, o guiador, o cesto e iluminação frontal, pedais e selim. E claro, antes de usar pela primeira vez convém fazeres uma carga completa. Diria que é uma montagem para uma hora e meia sem grandes problemas para pessoas menos experientes.

  • Motor: Traseiro de 60 Nm e 750 W
  • Bateria: 998 Wh
  • Tempo de carregamento: 7 horas
  • Autonomia: até 110 km
  • Velocidade máxima: 25 km/h (desbloqueável)
  • Sistema de travagem: hidráulico
  • Iluminação: frontal e traseira
  • Material do quadro: liga de alumínio
  • Velocidades: 7 (Shimano)
  • Proteção: IP54
  • Peso da bicicleta: 39,5 kg
  • Sensor de torque: Sim
  • Na caixa: bicicleta, pedais, luz traseira e frontal, ecrã, guarda-lamas, carregador, cesto frontal, ferramentas de montagem e manual de instruções

Construção robusta e design prático

A primeira palavra que nos ocorre para descrever a Fiido T2 é robustez. Estamos a falar de um quadro em liga de alumínio com design step-through. Este tipo de design facilita bastante o entrar e sair da bicicleta. Isto é especialmente importante tendo em conta que é uma bicicleta para levar carga.

Fiido T2

Está disponível em verde e nesta versão cinzenta que testámos. O motor está situado na roda traseira e a bateria vem colocada atrás do selim. Selim esse que é dos mais confortáveis que já tivemos oportunidade de testar. A bateria é facilmente removível por uma chave, que lhe adiciona uma camada de segurança. Só possuindo a chave é que é possível aceder à mesma. E essa mesma chave na bateria serve também para ligar o motor.

Versátil e com muitas opções de carga

Tens um rack (bagageira) com uma extensão considerável, que podes usar para transportar mercadorias ou mesmo duas crianças. Inclusive a marca vende acessórios à parte para colocar nesta zona. Vem também incluída uma base frontal onde poderás facilmente prender uma mochila ou um cesto.

Com grandes responsabilidades, vem também um peso associado. Este é provavelmente o maior contra desta bicicleta que pesa 39,5 kg. Mas como este está tão bem distribuído não se sente em andamento, desde que não tenhas de subir escadas com ela à mão. Não é esse tipo de bicicleta. Tanto que consegue suportar cargas de até 200 kg.

Fiido T2

Podes ainda contar com suspensão frontal com alcance de 60 mm e travões hidráulicos de 4 pistão com 220 mm. Os pneus são 20 por 4 polegadas e fornecem um bom agarre ao solo nas mais variadas condições. Não só não terás problemas se tiveres de enfrentar alguns buracos, como a travagem demonstra segurança quando necessária em emergências.

Potência de sobra

O seu motor de 750 W faz desta uma bicicleta simplesmente alegre e estável de se conduzir. Seja em estrada ou fora dela, esta é uma bicicleta com que podes contar. Tem um sensor de cadência que a faz arrancar imediatamente quando pedalas e atinge com grande rapidez os 25 km/h permitidos por lei.

No entanto, é bom realçar que tens acelerador do lado direito do guiador que podes usar sem grandes restrições. E à distância de um botão está o desbloqueio de velocidade, que te permite chegar a uma velocidade máxima de 45 km/h com assistência ou com o acelerador.

Fiido T2

Embora pesada, com este motor é uma bicicleta com que podes contar em subidas íngremes. Mesmo que leves alguma carga, não terás quaisquer problemas a subir as ruas mais difíceis. E podes variar entre 5 modos de assistência à pedalagem, não usar nenhum deles ou optar por andar apenas com o acelerador.

Autonomia para muitos quilómetros

A autonomia não fica por mãos alheias nesta bicicleta elétrica. A marca promete até 110 km de autonomia com assistência ou 100 km só com o acelerador. Estes são números em condições ideias, pelo que diria que podes esperar uma autonomia real entre os 70 e os 80 km, dependendo das condições. O que já consideramos muito bom.

Como sempre, a autonomia depende de várias condições, desde a carga que vais levar em cima e o número de ocupantes. Estes meus números foram realizados sem carga e só comigo na bicicleta. Dá para ficares com uma ideia do que esperar nestas condições. A bateria é de 998,4 Wh e podes esperar um tempo de carregamento de até 7 horas.

Fiido T2

Iluminação excelente

A iluminação nesta bicicleta é simplesmente excelente. À frente tem um farol redondo que é provavelmente o melhor que já testei numa bicicleta elétrica e que te confere excelente visibilidade, caso tenhas de circular à noite.

Atrás encontras um farol semelhante ao que já vimos noutros modelos, que fará com que sejas visto a uma distância considerável. Além disso, esse farol sinaliza quando fazes uma travagem, acendendo-se durante o dia ou brilhando com mais intensidade à noite. Algo que já vimos noutros modelos e que também poderia estar aqui incluído são piscas.

Fiido T2

Ecrã de boa qualidade

O ecrã é o mesmo que tínhamos visto na Fiido C11 que testámos há algumas semanas e é de boa qualidade. Entre os que já testei é dos que apresenta melhor visibilidade, mesmo sob luz solar intensa ou quando usamos óculos de sol.

Vem acompanhado por quatro botões: um para ligar e desligar a bicicleta, outro para a campainha, outro para alterares os modos de assistência à pedalagem e outro para alterares o que queres ver no ecrã.

Por padrão, vemos o modo em que estamos ao fundo, a velocidade atual ao meio e a estimativa da bateria restante em cima. Mas em querendo, é possível ver outros dados como o odómetro, a distância percorrida nessa viagem ou a velocidade média.

Fiido T2

Veredicto: a bicicleta elétrica dos sete ofícios

A Fiido T2 é uma bicicleta elétrica de cariz utilitário que pode ser ‘pau para toda a obra’. Seja para usares no dia a dia para ir para o trabalho, ir às compras, usá-la em trabalho para transportar mercadorias ou ir buscar as crianças à escola, tu decides. Até pode facilmente proporcionar entretenimento fora de estada.

Sim, é uma bicicleta que pesa 39,5 kg, por isso não é a mais ideal para subir escadas à mão ou levar na bagageira do carro. É, na verdade, do tipo de bicicleta elétrica que está mais perto de substituir o teu carro. Pela versatilidade, mas também pela qualidade.

Tem potência de sobra, é bem construída, tem bons travões, suspensão, iluminação e autonomia. E junta-se a isto o facto de ser uma bicicleta que dá prazer conduzir. Nesta fase de lançamento consegues comprá-la por 1499 €. Se procuras algo nestes moldes, é uma opção que recomendamos.

Fiido T2
  • Motor: Traseiro de 60 Nm e 750 W
  • Bateria: 998 Wh
  • Autonomia: até 110 km
  • Velocidade máxima: 25 km/h (desbloqueável)
  • Sistema de travagem: hidráulico
  • Velocidades: 7 (Shimano)
  • Peso da bicicleta: 39,5 kg
  • Sensor de torque: Sim
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.