Ferrari regista patente revolucionária que até o Elon Musk queria

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A Ferrari revelou ter registado uma patente para um inovador sistema inteligente de impulso. Caso seja aceite e desenvolvida, a nova tecnologia - que já foi desejada por Elon Musk para a Tesla - pode revolucionar o mercado de veículos elétricos (VE).

Patente indica investimento num novo sistema de propulsão

Patente ferrari VE
Imagens da nova patente registada pela Ferrari, conforme publicado pelo The Drive

Apresentado em 2019, o pedido da Ferrari para a nova patente só foi publicado agora em 2024, conforme descoberto pelo The Drive. Trata-se de uma nova tecnologia de propulsão a gás. O sistema usa ar comprimido que seria libertado para produzir um maior impulso e de forma descendente.

De acordo com a patente da Ferrari, o gás utilizado no novo propulsor pode ser armazenado a uma pressão entre 700 e 900 bar e seria libertado numa pequena abertura. Esta abertura tornar-se-ia cada vez maior para maximizar a impulsão.

O novo sistema permite uma aceleração maior e mais suave, fazendo com que os carros de alto desempenho pareçam ainda mais aviões a jato. O funcionamento, ironicamente, é vagamente similar ao de um carro com célula de combustível de hidrogénio.

Os propulsores a gás acrescentam cerca de 40-45 kg a mais ao carro, peso extra que deve ser compensado por uma maior força descendente que o automóvel vai ganhar. Algo relacionado a este tipo de tecnologia já tinha sido mencionado por Elon Musk em algumas ocasiões, mas a Tesla ainda não avançou publicamente com nenhuma ideia neste campo.

Quais são os próximos planos da Ferrari?

Ainda em março, a Ferrari anunciou que estava a preparar-se para lançar o primeiro Ferrari VE. Embora não tenha dado detalhes nessa altura, a marca italiana garantiu que os fãs dos seus carros podem ficar tranquilos, pois mesmo o VE terá o icónico som que tanto identifica um carro Ferrari.

Ainda não há mais detalhes sobre a possível data de lançamento do Ferrari VE, mas agora aguardamos novidades que tragam também informações sobre os novos propulsores a gás.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.