Fenómeno global: iPhone 14 Pro Max é o favorito de todos os utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O mercado global de smartphones está ao rubro, sobretudo o segmento premium com a sua tendência de crescimento.

Mas afinal quem se sai melhor? Smartphones Android ou Apple? O iPhone 14 Pro Max é o favorito dos utilizadores, sendo o terminal mais vendido a nível global.

Apple vendeu 79,5 milhões de iPhones no primeiro semestre de 2023

imagem do iPhone 14 Pro Max
iPhone 14 Pro Max foi o smartphone mais vendido, a nível global, no primeiro semestre de 2023 Crédito@Apple

O mercado global de smartphones continua a ser uma arena bastante competitiva, sobretudo numa altura em que o segmento premium continua a registar uma tendência de crescimento enquanto as gamas média e de entrada estão a atravessar uma fase de queda.

Mas qual é a marca mais bem-sucedida nesta arena? De acordo com um relatório divulgado pela Omdia, sem surpresa, a Apple é a rainha de vendas, a nível global. Segundo esta empresa, no primeiro semestre de 2023, a empresa de Cupertino vendeu 79,5 milhões de iPhones, em todo o mundo.

Deste total de 79,5 milhões, 26,5 milhões de unidades são do iPhone 14 Pro Max que se revela assim como um fenómeno de vendas, a nível global. Pelos vistos, nem o preço mais elevado do terminal afastou os utilizadores interessados.

Em segundo lugar está o iPhone 14 Pro com 21 milhões de unidades vendidas globalmente e em terceiro o iPhone 14 com 16,5 milhões de unidades. A Apple ocupa os três lugares cimeiros deste ranking, mostrando que o seu smartphone icónico continua a ser o preferido de todos os utilizadores.

É preciso irmos até ao quinto lugar para encontrarmos um modelo Android. Sim, o quarto modelo mais vendido é o iPhone 13 com 15,5 milhões.

A hegemonia é quebrada pelo Galaxy A14 da Samsung que, no primeiro semestre de 2023, vendeu 12,4 milhões de unidades. Este modelo de entrada de gama da gigante sul-coreana acabou por ter mais sucesso no mercado que a sua série premium. No entanto, devido ao baixo custo do modelo a Samsung terá tido também uma margem de lucro relativamente baixa.

No sexto lugar dos mais vendidos, surge então o Galaxy S23 Ultra com 9,6 milhões de unidades. Mais uma vez, o preço não parece ser um problema e dos três modelos desta série de topo, apenas o Ultra está no top dez de mais vendidos.

Curiosamente, o Galaxy A14 surge novamente em sétimo lugar, com a variante com comunicações 5G a vender em todo o mundo 9 milhões de unidades. Em oitavo e nono lugar, o Galaxy A54 5G com 8,8 milhões de exemplares vendidos e o Galaxy A34 5G com 7,6 milhões de unidades.

Por último e de forma até surpreendente, o iPhone 11 ocupa a décima posição com 7,4 milhões de unidades vendidos no primeiro semestre de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt