Xiaomi: Android 14 vai chegar a três smartphones a nível global

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Em breve, a Xiaomi vai começar a disponibilizar uma nova atualização, a nível global, para a sua interface MIUI.

A marca chinesa vai lançar uma versão beta da MIUI 14, mas já baseada no novo sistema operativo Android 14. Mas apenas três smartphones vão ter direito a esta fase de testes.

Xiaomi 13, 13 Pro e 12T vão ser os primeiros a receber a grande atualização

imagem do Xiaomi 13 Pro
O Xiaomi 13 Pro será um dos primeiros smartphones a recebre Android 14 Crédito@Xiaomi

Habitualmente, a Xiaomi demora algum tempo a disponibilizar atualizações para novas versões do sistema operativo Android. Mas parece que a marca chinesa quer alterar este hábito e, de acordo com rumores recentes, em breve a Xiaomi pode disponibilizar uma versão beta estável da MIUI 14 já baseada no novo sistema operativo Android 14.

Mas as boas notícias não ficam por aqui. A nova atualização é conhecida por MIUI Global, o que significa que pode ser disponibilizada, muito em breve, para utilizadores de todo o mundo.

No entanto, como não podia deixar de ser, apenas três smartphones da marca vão ter direito a esta atualização. Os felizes contemplados são Xiaomi 13, 13 Pro e 12T.

Saliente-se que, numa primeira fase, esta atualização está a ser disponibilizada no mercado chinês. Muito possivelmente para corrigir alguns erros e bugs. Mas de acordo com alguns meios de comunicação internacionais, poderá chegar às restantes regiões do mundo.

Ainda segundo as informações divulgadas, a atualização está completamente configurada e pronta para ser usada, sendo baseada no Android 14 Beta 5.1. O facto de estar baseada numa das mais recentes versões do sistema operativo, sugere que esta atualização não deverá ser muito diferente da versão final e estável.

Este passo da Xiaomi parece indicar que a marca chinesa quer melhorar a sua política de atualizações. Ser mais rápida a disponibilizar novas versões e também ampliar a vida útil dos seus smartphones no que respeita a software.

Recorde-se que recentemente a marca chinesa anunciou que o modelo Redmi K60 Ultra terá direito a quatro anos de atualizações de software e a cinco anos nos parâmetros de segurança.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt