Facebook vai remover campos no perfil de utilizador

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook vai remover alguns campos de informação no perfil dos utilizadores. Vão desaparecer as informações referentes a religião, opiniões políticas, orientação sexual e endereços.

De acordo com um responsável com a rede social, a medida visa facilitar a experiência de navegação.

Facebook vai retirar quatro campos de informação no perfil de utilizador

Facebook
Facebook vai alterar campos de informação no perfil de utilizador Crédito@AlexanderShatov/Unsplash

É já a partir de dia 1 de dezembro que o Facebook vai retirar alguns campos de informação do perfil do utilizador que até agora podiam (ou não) ser preenchidos. Mais especificamente os campos de endereço, orientação sexual, opiniões políticas e religião vão ser removidos.

Dado cariz sensível destas informações, a medida podia ficar a dever-se a questões relacionadas com a privacidade ou até mesmo para evitar polémicas na rede. Mas não.

Um porta-voz da Meta, em declarações ao site TechCrunch, explicou que esta medida pretende facilitar a experiência de navegação de cada utilizador.

O mesmo responsável avançou que os utilizadores que têm estes campos preenchidos estão já a receber notificações a informar de que em breve os campos vão ser removidos da plataforma.

Mais: o mesmo porta-voz garantiu também que se o utilizador pretender partilhar estas informações poderá fazê-los em outros lugares da rede social Facebook.

Mas antes do porta-voz da Meta informar sobre a próxima medida a adotar a 1 de dezembro, já o especialista em redes sociais Matt Navarra tinha partilhado esta informação na rede social Twitter.

Saliente-se que estes campos de informação que o Facebook vai agora remover não estão presentes em outras plataformas de redes sociais como por exemplo o Instagram, também da Meta, ou da concorrente TikTok.

Ainda que seja possível partilhar este tipo de informação, estas plataformas não incluem campos de informação que “convidem” a partilhar detalhes tão específicos de informação pessoal.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt