Google introduz novas opções de acessibilidade no Google Maps

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O serviço de navegação Google Maps acaba de anunciar uma nova funcionalidade a chegar à sua aplicação para dispositivos móveis Android e iOS. Em causa estão os de Locais Acessíveis que, quando ativado, irá mostrar de forma destacada informações sobre acessibilidade a pessoas em cadeiras de rodas e informação sobre a existência de escadas.

Estas opções destacadas sobre a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada está atualmente em distribuição global para ambas as plataformas móveis.

Assim, mesmo a tempo do Natal, o Google Maps pode ajudar qualquer utilizador e chegar, em segurança, ao seu destino.

Google Maps tem novas opções de acessibilidade na app para Android e iOS

Google Maps

Assim sendo, uma vez ativado, o utilizador poderá pesquisar um determinado local no Google Maps. Portanto, seja um restaurante, loja ou um hotel e, se tiver uma entrada acessível para cadeira de rodas, aí veremos um ícone de cadeira de rodas na página desse mesmo local,

De igual modo, veremos também informações sobre se o local tem assentos, casas de banho ou estacionamento acessíveis. Caso seja confirmado que determinado local não possui uma entrada acessível, o Maps mostra também essa informação no Maps.

Novidade pode ajudar mais de 130 milhões de utilizadores no Mundo

Esta funcionalidade foi desenvolvida para ajudar os mais de 130 milhões de utilizadores, a nível global. Com efeito, as pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas, os 15% da população global com dificuldades em subir escadas.

Assim, por exemplo, também as pessoas com um carrinho de bebé. Hoje, o Google Maps disponibiliza informações sobre acessibilidade em cadeiras de rodas em mais de 40 milhões de locais em todo o mundo.

Google Maps

Note-se ainda que este recurso foi criado com o apoio e com os esforços de mais de 120 milhões de Local Guides. Ou seja, esta é a maior comunidade do Google Maps com milhares de utilizadores a contribuírem diariamente.

Para além disso, os proprietários de empresas em todo o mundo que contribuíram com mais de mil milhões de atualizações sobre acessibilidade para cadeiras de rodas para o Google Maps.

Por fim, para tirar partido destas novidades basta atualizar a aplicação do Google Maps em dispositivos móveis Android, bem como iOS. Aos interessados, podem encontrar mais informações na página do blog da própria Google.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.