Estes são os próximos Android de topo com processador Snapdragon 8 Gen 2

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Esta semana, a Qualcomm apresentou o seu novo processador de última geração Snapdragon 8 Gen 2.

Na apresentação, a fabricante deu a conhecer algumas das marcas de smartphones que vão ter modelos equipados com o novo chip. Estes são os felizes contemplados.

Xiaomi 13

Lei Jun Xiaomi
Crédito@LeiJun/Weibo

Umas fontes apontam para que a nova série topo de gama Xiaomi seja apresentada até ao final do mês de novembro, mas recentemente outras fontes apontam o 1 de dezembro como o dia “D” da revelação.

Certo é que esta série vai chegar equipada com o novo chip Qualcomm que, por sua vez, estará emparelhado com de até 12 GB de memória RAM.

As atenções vão concentrar-se no modelo mais avançado, Xiaomi 13 Pro, que vai contar com uma configuração de câmara tripla com o sensor primário Sony IMX989 de uma polegada e 50 megapixéis mais um sensor ultra grande angular e um sensor telefoto, ambos igualmente com uma resolução de 50 megapixéis.

É ainda expectável que este modelo esteja equipado com um ecrã de 6,7 polegadas com resolução 2K e com uma taxa de atualização variável entre 1 e 120 Hz. Destaque também para a bateria de 4.800 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 watts.

OnePlus 11

OnePlus 11 publicação Weibo
Crédito@OnePlus/Weibo

No interior do novo OnePlus 11 estará o recém-anunciado processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. Informação que foi já confirmada pela própria marca através de uma publicação na rede social chinesa Weibo.

Terá também de até 16 GB de memória RAM e de até 256 GB de armazenamento interno. O ecrã será um painel AMOLED com 6,7 polegadas e uma taxa de atualização de 120 Hz, além de apresentar um sensor para leitura de impressões digitais embutido.

À semelhança do Xiaomi 13 Pro, o OnePlus 11 terá uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, complementado por um sensor ultra grande angular de 48 megapixéis e ainda um telefoto com 32 megapixéis de resolução e zoom ótico de 2x.

O modelo OnePlus vai chegar equipado com uma robusta bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 100 watts.

OPPO Find X6

New levels of visual detail and next-level gaming coming to our next Find X Series flagship! Stay tuned. https://t.co/kcAOYa8m5D

— Pete Lau (@PeteLau) 16 de novembro de 2022

Também a OPPO já confirmou que vai adotar o processador Snapdragon 8 Gen 2 na sua próxima série flagship. Ao que tudo indica, será o Find X6 Pro que terá este chip aos comandos.

O que já sabemos sobre este modelo avançado é que também será um dos smartphones a integrar o sensor Sony IMX989 com uma polegada de tamanho e 50 megapixéis de resolução na sua configuração de câmara traseira tripla.

Este estará acompanhado por mais dois sensores, ambos com 50 megapixéis. Os rumores avançam ainda que irá também contar com um ecrã AMOLED com resolução 2K e uma taxa de atualização de 120 Hz.

Vivo X90

É já no próximo dia 22 de novembro que a Vivo vai apresentar a sua nova série X90. Esta será alimentada sobretudo pelo processador Dimensity 9200 da MediaTek, mas o modelo X90 Pro+ terá o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm aos comandos.

Já na parte ótica, o X90 Pro+ terá também como sensor primário o Sony IMX989, complementado por uma ultra grande angular de 48 megapixéis, um sensor de profundidade com 50 megapixéis e ainda um telefoto com 64 megapixéis de resolução.

O modelo será alimentado por uma bateria de 4.700 mAh com suporte para carregamento rápido de 80 watts e a zona frontal estará ocupada por um ecrã de 6,78 polegadas com uma resolução de 2K e uma taxa de atualização de 120 Hz.

iQOO 11

A submarca da Vivo vai também apresentar um modelo de topo com o novo Snapdragon 8 Gen 2. Será o iQOO 11 que vai contar também com de até 16 GB de memória RAM LPDDR5 e de até 256 GB de capacidade no armazenamento interno UFS 3.1.

Por sua vez, o ecrã AMOLED de 6,78 polegadas vai fornecer uma resolução Full HD+ e uma elevada taxa de atualização de 144 Hz. Chega a executar OriginOS 3 sob o sistema operativo Android 13. Vai também integrar uma bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 watts.

Já a parte ótica será aquela em que vai apresentar especificações menos premium. Na configuração de câmara tripla terá um sensor primário de 50 megapixéis complementado por um ultrawide com 13 megapixéis e um sensor telefoto de 12 megapixéis.

Motorola Moto X40

Por último, mas não menos importante, também a Motorola irá apresentar o seu modelo Snapdragon 8 Gen 2 que chega no interior do Moto X40 ao mercado chinês que conta ainda com de até 16 GB de memória RAM e de até 512 GB de armazenamento.

O ecrã de 6,67 polegadas terá uma elevada taxa de atualização de 144 Hz, sendo a resolução para já desconhecida. Chega a correr Android 13 e com uma bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 68 watts.

Para captar os melhores momentos, terá um sensor primário de 50 megapixéis complementado por um grande angular de 50 megapixéis e ainda um telefoto com 12 megapixéis de resolução.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt