O Facebook quer tornar as tuas conversas públicas e publicações em algo mais relevante. Para isso, a rede social lançou uma atualização que promete melhorar o “ranking” de comentários e publicações, mostrando-te o que julga ser mais relevante para ti.
A atualização ao “ranking” de comentários e publicações já se encontra em ação em Páginas, mas pode ser ativada por qualquer utilizador. A empresa revela no seu comunicado que sinais de integridade, interação, ou a forma como moderamos comentários será tida em conta na hora de aprimorar o novo “ranking”.
Como o Facebook classifica os comentários públicos
Além de classificar as publicações no feed das pessoas, o Facebook executa o mesmo processo em páginas e pessoas com muitos seguidores. Tendo em conta que estes são sítios onde há tendência para haver mais comentários, o Facebook passa a incorporar alguns sinais para o “ranking”.
Sinais de integridade: o Facebook afirma querer que vejas comentários autênticos e seguros. Se um comentário violar os seus padrões, vai removê-lo. Além disso, a rede social também tem em atenção sinais como o “clickbait”, querendo assegurar a integridade da informação e melhorar a qualidade dos comentários que te mostra.
O que as pessoas dizem que querem ver: o Facebook tem usado os dados da pesquisa para entender o tipo de comentários que as pessoas querem ver. Assim pode ter esses de forma mais destacada.
Como as pessoas interagem: este meio inclui sinais como o que as pessoas “gostam”, ao que reagem e como respondem a determinado comentário.
O que o publicador controla: as pessoas podem moderar os comentários nas suas publicações, escondendo, apagando ou respondendo com comentários. O ranking está por defeito em páginas e pessoas com muitos seguidores. No entanto, esta é uma funcionalidade que pode ser desativada.
Pessoas com poucos amigos/seguidores não terão a funcionalidade de ranking ativada por defeito. No entanto, qualquer pessoa o pode fazer através das definições. Esta é, segundo a rede social, mais uma forma de tentar melhorar o conteúdo da sua plataforma.
Como ativar ou desativar a funcionalidade de “ranking” dos comentários