Facebook quer combater "deepfakes". Entende como

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook fez uma publicação a detalhar que tem estado a desenvolver forma de detetar imagens geradas automaticamente por inteligências artificiais, também conhecidas como "deepfakes". A empresa de Zuckerberg chama-lhe Deepfake Detection Challenge, um projeto que juntou milhares de pessoas num esforço coletivo.

Foram submetidas cerca de 35 mil sistemas de deteção, onde o melhor conseguiu detetar as imagens falsas com uma precisão de 65.8%. É claro que este número não é perfeito mas é aceitável, considerando as circunstâncias. Significa que o sistema consegue identificar a maioria das imagens.

Na verdade, os próprios investigadores do Facebook participaram no projeto, onde não conseguiram atingir níveis de eficácia comparáveis ao sistemas de inteligência artificial. Este é um problema contínuo onde a empresa terá de continuar a trabalhar para resolver.

Facebook permite deepfakes, ironicamente

Em janeiro de 2020, o Facebook baniu da rede social as deepfakes. Contudo, numa demonstração de hipocrisia, a plataforma continua a permitir imagens falsas por parte de políticos. De acordo com as regras da rede social, se uma figura política publicar conteúdo que vá contra os termos de utilização, será removido.

No entanto, de acordo com o Facebook, se o conteúdo for relevante para notícias, será analisada para concluir se pertence à plataforma, independentemente da violação dos termos. Embora seja restrito, isto abre a possibilidade para que conteúdos deepfake continuem a ser partilhados.

O Facebook deve decidir, ou permite deepfakes, ou não. Este assunto irá certamente continuar a causar polémica, principalmente quando chegar a época das eleições dos Estados Unidos.

Editores 4gnews recomendam:

  • MEO, NOS, Vodafone ou NOWO: vê quem ganha a ‘luta’ das operadoras
  • Google Duo ataca Zoom com nova ferramenta de produtividade
  • Instagram está a testar forma de te mostrar ainda mais Stories! Vê como
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.