Os rumores sugeriam-no e agora confirmam-se: o Facebook já está a testar a possibilidade de esconder 'likes' ('gostos' em Portugal, 'curtidas' no Brasil) no próprio site e aplicações. O teste oficial remove a visibilidade pública da contagem dos 'likes', reações e visualizações nos vídeos.
Isto acontece tanto nas publicações dos utilizadores, como em anúncios na plataforma. Neste momento a funcionalidade está apenas a ser testada na Austrália, e o Facebook quer apurar resultados antes de pensar em estender o teste a outras regiões.
O que muda com este teste
Se o teste se estender ou tornar global, os teus amigos ou família continuarão a poder fazer 'likes' e a reagir às tuas publicações, como sempre. Aquilo que muda é que estes não saberão o número de pessoas que interagiram com essa publicação.
Contagem fica visível apenas para quem publica
Como é óbvio, isto é válido para o caso de quereres ver quantas pessoas reagiram a uma determinada publicação de um amigo teu. A informação em termos de contagens fica apenas disponível para quem fez a publicação.
Isto significa que podes continuar a ver quantas pessoas gostaram ou reagiram às tuas publicações. No entanto, esta informação deixa de ser visível para qualquer outra pessoa.
“Nós vamos recolher feedback para percebermos se esta mudança vai melhor a experiência das pessoas”, referiu um porta-voz do Facebook. Este tipo de prática já está também a ser testada em algumas regiões no Instagram, e o objetivo é que os utilizadores se foquem na qualidade do conteúdo e não nos números.
Editores 4gnews recomendam:
- Facebook diz adeus à função 'Group Stories' em menos de 1 ano
- Instagram começa finalmente a testar o Dark Mode, mas só para o Android 10
- Tinder vai apresentar Swipe Night! Uma série de eventos que pode terminar em encontros