Após um período considerável, a Meta resolve finalmente implementar uma funcionalidade há muito disponível no Android: ícones temáticos. As versões mais recentes em fase Alpha e Beta das aplicações do Facebook e Instagram para o sistema operativo Android começaram a suportar os ícones adaptativos, conforme é relatado por utilizadores que estão atualmente a testar estas versões.
Esta atualização vem no seguimento da introdução dos temas automáticos no Android 12, uma funcionalidade que permite ao sistema extrair as cores predominantes do papel de parede do utilizador e aplicá-las por toda a interface, de forma a proporcionar um visual mais unificado e minimalista.
A evolução dos ícones temáticos no Android
Originalmente, o Android oferecia oito paletas de cores de onde escolher, mas esse número duplicou com a chegada do Android 13 e expandiu ainda mais com a opção monocromática no Android 14. Durante este período de crescimento e adoção desta característica por várias aplicações populares, a Meta manteve-se notavelmente ausente desta lista. Contudo, isso está prestes a mudar.
As aplicações do Instagram e Facebook, nas suas versões 307.0.0.0.42 (beta) e 439.0.0.0.30 (alpha), respetivamente, agora suportam theming automático. Esta mudança indica uma nova abordagem da Meta na implementação de características do Android, evidenciada mais recentemente pelo lançamento limitado de um novo layout do Instagram para tablets, que já pode ser testado em dispositivos com ecrãs maiores, como o Google Pixel Fold com Android 14 QPR1 Beta.
Ícones em harmonia com o todo o ecrã principal
Para os entusiastas de Android que apreciam um ecrã principal organizado e esteticamente agradável, a chegada dos ícones temáticos às aplicações do Facebook e Instagram é uma novidade bem-vinda. Até agora, muitos utilizadores optavam por ocultar estes ícones em pastas ou relegá-los para um ecrã secundário para evitar uma quebra no visual harmonizado do seu dispositivo.
A expectativa é que esta funcionalidade seja introduzida nas versões estáveis das aplicações em breve, talvez sincronizada com a próxima atualização de segurança do Android ou com o lançamento das novas funcionalidades para os dispositivos Pixel em dezembro.
Embora a adição de ícones temáticos possa parecer um pequeno passo, representa um movimento significativo por parte da Meta no sentido de alinhar as suas aplicações com as funcionalidades do sistema operativo onde operam.
Assim, enquanto os utilizadores de smartphones Android aguardam estas atualizações com antecipação, a mensagem que fica é que a Meta está atenta às tendências do sistema operativo e disposta a adaptar-se, melhorando não só a funcionalidade, mas também a experiência visual nas suas plataformas.
Editores 4gnews recomendam: