Facebook ajudou rivais a crescer, mas não foi o suficiente

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A rede social não terá poupado esforços para evitar as sendas da justiça norte-americana, em especial as acusações de concorrência desleal e prática monopolista. Segundo avança agora o Washington Post, o Facebook terá ajudado vários dos seus rivais.

Pequenas redes sociais e potenciais rivais da gigante Facebook terão recebido propostas aliciantes por parte da empresa de Mark Zuckerberg que lhes entregaria, por modestas quantias, parte do seu código para as ajudar a crescer e disputar o mercado.

O grupo Facebook não poupou esforços para evitar a Justiça

Estando cientes que uma investigação por parte da justiça norte-americana era deveras provável, o grupo Facebook fez os possíveis para a adiar, ou evitar por completo. Teriam pouco sucesso nesta senda, tal como a história o viria a mostrar.

De qualquer modo, de acordo com fontes próximas do assunto, o licenciamento a preço baixo a potenciais rivais foi feito para reafirmar o "compromisso com a concorrência", tal como se pode ler na publicação original do "Post".

Infelizmente para o Facebook, os investigadores e prossecutores públicos consideraram magras as medidas tomadas pela rede social, com o licenciamento a baixo custo do seu algoritmo a pouco fazer pela saúde do mercado concorrencial.

A rede social é investigada nos Estados Unidos da América

Unindo 48 estados norte-americanos, a recente queixa conjunta coloca em xeque a aquisição do Instagram e WhatsApp. O caso foi novas medidas de regulação do mercado digital.

A gigante da Internet promete agora "defender-se vigorosamente", segundo declarações do porta-voz Chris Sgro à Engadget. O caso está agora entregue à justiça e, no pior dos cenários para Zuckerberg, pode obrigar à desmembração do seu império.

Certo é que nos últimos anos surgiram várias novas redes sociais, não que isso tenha feito perigar a posição do Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os 7 melhores aspiradores robot para quem tem animais
  • 3 gadgets baratos da Xiaomi para comprar este natal
  • Mi Smart Space Heater S: o aquecedor Xiaomi a comprar este inverno
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.