F1, Apple, Microsoft e Lego: o Dia 2 da Web Summit 2022

Bruno Coelho
Comentar

O segundo dia da Web Summit 2022 chegou ao fim, mas há muitas histórias que nos ficaram no ouvido. Foi um dia repleto de temas associados à tecnologia, como a crise carbónica e a saúde, o direito a brincar, a Fórmula 1 ou o turismo sustentável.

Com figuras de marcas icónicas como a Lego, a Apple, a Microsoft ou a Fórmula 1, este dia acaba por ser voltado para a sustentabilidade, para a crescente exploração do remoto e o inevitável metaverso.

Julia Goldin: o passado e o futuro da Lego

Julia Goldin, chefe global de produto do Grupo Lego, levou muitas das atenções da manhã deste segundo dia para o palco PandaConf. Uma marca com um histórico invejável de 90 anos, que quer manter-se culturalmente relevante e a inovar.

Julia Goldin. Imagem: Web Summit
Julia Goldin. Imagem: Web Summit

Esta conversa centrou-se nas metas criativas da Lego, e em como esta pode expandir a sua forma de contar histórias. Como seria de esperar, o metaverso esteve no centro da conversa, visto que a marca quer criar algo seguro para crianças, mas que também possa entreter adultos.

“Queremos assegurar que as crianças têm a oportunidade de fazer parte [do metaverso], e proteger o seu direito a brincar”, afirmou a executiva. Noutra conversa em que a executiva esteve envolvida, apontou 2025 como um ano onde se poderão esperar novidades neste campo.

Julia Goldin. Imagem: Web Summit
Julia Goldin. Imagem - Web Summit

Toto Wolff e o trabalho remoto na Fórmula 1

A Fórmula 1 é mais popular do que nunca. O fenómeno Drive to Survive elevou o reconhecimento do desporto, e Toto Wolff é uma das figuras por detrás desta popularidade. O CEO e líder de equipa da Mercedes-AMG PETRONAS Formula 1 Team era claramente dos oradores mais aguardados do dia, e esteve em palco com Oliver Steil, CEO do TeamViewer.

Desengane-se quem poderia pensar que esta conversa seria focada nos meandros da Fórmula 1, e nas possíveis tecnologias em que a equipa liderada por Toto Wolff possa estar a trabalhar para reconquistar o título de construtores perdido em 2022.

Toto Wolff. Imagem: Web Summit
Toto Wolff. Imagem: Web Summit

Embora esses temas tenham estado em cima da mesa, foi a forma como o TeamViewer tem sido importante no trabalho diário da Mercedes que esteve o centro do debate. Caso não saibas, este é um serviço que permite operar e fazer manutenção de computadores remotamente.

Nesta ligação que vai além de um patrocínio visível no monolugar, o objetivo a médio e longo prazo é reduzir o número de engenheiros em pista. Isto porque cada vez mais a ideia é que estes possam fazer algum do trabalho remotamente.

Web Summit
Toto Wolff (esq.), Oliver Steil (centro) e Rosanna Tennant (dir.) Imagem: Web Summit

Brad Smith e a visão ecológica da Microsoft

De regresso à Web Summit, Brad Smith subiu ao palco central do evento para falar de inovação, numa altura em que enfrentamos uma crise carbónica. E os governos mundiais não escaparam a um ralhete do presidente da Microsoft. Este avisou que, no futuro, estes terão inevitavelmente de se juntar para uma nova convenção do clima.

O executivo deixou o alerta de que, os países mais ricos terão de gastar bastante dinheiro tirar todo o carbono da atmosfera. Para Brad Smith essa será a tarefa "mais difícil que a Humanidade alguma vez enfrentou".

Brad Smith. Imagem: Web Summit
Brad Smith. Imagem - Web Summit

Numa altura em que o tempo não corre a nosso favor, Brad Smith afirmou que teremos de fazer "mais em menos tempo". Mas olhando para uma plateia repleta de participantes de empresas inspiradoras, o executivo acredita que é possível. "Isso pode ser feito" - foi com esta frase de esperança que deixou o palco.

Brad Smith. Imagem: Web Summit
Brad Smith. Imagem: Web Summit

Sumbul Desai e a Saúde na Apple

Quando se fala em Apple, as nossas ‘antenas’ tecnológicas levantam-se imediatamente. Foi nesse sentido que muitos acorreram ao palco central da Web Summit no início da tarde do segundo dia para uma Apple Keynote com Sumbul Desai.

A vice-presidente para a área de Saúde da tecnológica de Cupertino trouxe a palco a criação de tecnologias que levem as pessoas a ter vidas mais saudáveis. E imediatamente nos vem à mente um produto: Apple Watch. E foi esse mesmo produto, e os seus avanços tecnológicos, que acabou por estar em destaque.

Sumbul Desai. Imagem: Web Summit
Sumbul Desai. Imagem: Web Summit

Desde a já conhecida possibilidade de medir os níveis de oxigénio no sangue, à menos conhecida possibilidade de fazer um eletrocardiograma diretamente no relógio, foi uma Keynote de 'mais do mesmo' para quem está dentro do universo Apple. Mas ficou claro que, segundo a doutora Desai, "a Saúde está nas nossas mãos" com os produtos da empresa.

📱 Sumbul Desai, @Apple's VP of health, joined us on Centre Stage this afternoon to deliver a keynote address on creating technology that empowers people to lead healthier lives ❤️ pic.twitter.com/WNZm16Q174

— Web Summit (@WebSummit) 3 de novembro de 2022

Findo que está este segundo dia, resta-nos a sexta-feira que será de encerramento para a edição de 2022 da Web Summit. Mas há ainda algumas conversas a seguir nesse último dia, com figuras como a presidente do Signal, a CEO da Altice Portugal ou a líder de produto da Meta (ex-Facebook).

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt