DECO Proteste lança nova plataforma (mesmo) útil em Portugal

Rui Bacelar
Comentar

O crime encontrou na Internet um mercado com potencial amplo, explorando a iliteracia digital e a miríade de novos dispositivos e oportunidades para enganar os utilizadores mais incautos. Felizmente, temos também cada vez mais ferramentas de proteção.

Entre estas destacamos agora o mais recente lançamento da DECO Proteste, o órgão de defesa do consumidor em Portugal. É uma plataforma online simples onde podemos colocar o endereço (URL) de um determinado website

Este site é seguro? A nova ferramenta da DECO PROTESTE

Perante a explosão do cibercrime, e os casos devastadores que vão sendo conhecidos, as empresas têm investido na blindagem dos seus sistemas. Isto bem como na sua resiliência e na proteção de dados e informações sensíveis.

O mesmo não se passa com os consumidores em Portugal.

Assim sendo, a nossa exposição diária à cibercriminalidade, o aumento exponencial de casos de phishing, as burlas através do WhatsApp, ou os casos de sites falsos de grandes marcas.

Com efeito, este são, apenas, alguns dos exemplos que atestam bem a desproteção e a criatividade dos esquemas a que o consumidor está sujeito.

Verifiquem a segurança de qualquer website em Portugal

DECO Proteste
Exemplo de funcionamento e apresentação da plataforma "O site é seguro" da DECO PROTESTE

A DECO PROTESTE, enquanto maior organização portuguesa de defesa dos consumidores, tem agora uma ferramenta que promete fazer a diferença na segurança individual da navegação online.

A saber, temos a plataforma Este site é seguro? (em https://siteseguro.deco.proteste.pt).

A sua utilização é muito fácil.

Por exemplo, se o consumidor duvidar da fiabilidade ou legitimidade de um site, ou de uma ligação recebida por SMS, ou email, basta entrar na plataforma em questão. Aí, só tem que digitar o endereço duvidoso.

Em seguida e em segundos, obtém uma resposta e fica a saber se pode navegar em segurança.

Plataforma dá-nos um resumo da pontuação de confiança de um website

DECO PROTESTE
Exemplo de funcionamento e apresentação da plataforma "O site é seguro" da DECO PROTESTE

Através desta nova ferramenta, os consumidores têm uma nova arma no combate às fraudes online, sendo mais fácil evitar ser enganado.

Mais ainda, a ferramenta usa um algoritmo que fornece uma pontuação de confiança com base em mais de 40 fontes de dados independentes. Isto, bem como em milhares de denúncias de sites maliciosos de entidades policiais, reguladores e organizações de defesa do consumidor de todo o mundo.

Aliás, tal é o caso da Xolphin, Pulsedive, Cleanbrowsing, Trend Micro, Trustpilot e do próprio ScamAdviser, entre outros. Por fim, relembramos que esta plataforma é de uso gratuito.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@4gnews.pt