O que se poderá esperar do evento da Microsoft em Nova Iorque

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft tem um evento preparado para o dia 2 de maio no qual incidirão os olhares dos entusiastas tecnológicos e não só. A empresa de Redmond prepara-se para apresentar um leque de novidades que, todavia, pouco ou nada foram faladas e que, por isso, deixam incerteza até final.

Vê ainda: House of Cards 5.ª temporada – O grande dilema que envolve Frank Underwood

Windows 10 Cloud

Uma delas é o Windows 10 Cloud. A versão light, se assim se pode chamar, do Windows 10 está aí ao virar da esquina e, ao que parece, poderá até denominar-se por Windows 10 S. Um nome estranho parece. E em que se distingue da versão comum? Bom, esta será mais leve e segura para os terminais que a tiverem, nomeadamente por não permitir a instalação de aplicações não provenientes da Windows Store.

Como já foi referido anteriormente, esta deverá ser a versão do sistema operativo que a Microsoft irá querer usar nos terminais que, na prática, não serão mais que os concorrentes diretos aos Chromebooks. Contudo, a Microsoft permitirá aos utilizadores do Windows 10 S - que até poderia chamar-se Windows Teen, e já explico porquê - adquirirem a versão comum da plataforma para o seu terminal, caso seja essa a sua vontade, posteriormente.

Um Surface CloudBook

Windows 10 Teen, ou só Windows Teen. Porquê? Era apenas uma piada, nada mais. Afinal, o Windows 10 Cloud será um produto para os Estudantes e, na sua maioria, Estudantes são jovens adolescentes ou jovens adultos, isto é, teenager. Seja como for, com ele a Microsoft deverá lançar um novo produto que, ao que tudo indica, integrará a família Surface. pelo que tratar-se-á de algo bem premium.

Windows Te(e)n, não seria mau de todo!

No entanto, não deverá ser apenas a Microsoft a anunciar tal tipo de produto. Espera-se que também a Dell, a HP, a Acer e a Asus, entre outras fabricantes, mostrem amanhã, ou brevemente, dispositivos que lançarão com a nova plataforma. E não, não serão terminais caros ou, pelo menos, com preços elevados como os outros Surface, por exemplo.

Estes dispositivos são pensados para Estudantes, assim como toda a plataforma e o próprio evento em si. Todavia, sabe-se muito pouco acerca deste Surface (CloudBook) e dos outros portáteis/tablets.

Office na Windows Store

Por fim, o que se espera também é que, finalmente, a Microsoft disponibilize as aplicações do Office na Windows Store. Dado que o Windows 10 Cloud é pensado para Estudantes e que apenas poderão ser instaladas aplicações da loja nessa versão, então o Office terá de, finalmente, entrar na Windows Store.

Assim, embora não vá ser o evento com as apresentações que muitos desejaram por muito tempo, vai ser bem interessante, sem dúvida. O evento iniciar-se-á amanhã, às 13h30 de Portugal (continental) e 9h30 de Brasília. Toma atenção à 4gnews para que não percas pitada do que irá acontecer!

Outros assuntos relevantes:

Windows Phone está morto mas isso já todos sabíamos

Windows 10: novas imagens do Projeto Neon revelam-se promissoras

O lançamento da PlayStation 5 pode estar mais próximo do que imaginas!

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.