Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Estes carros vão passar a comunicar entre si para alertar sobre perigos

A Volvo está a reforçar a segurança dos seus carros com uma atualização que permite partilhar alertas sobre acidentes, obras e outros perigos na estrada praticamente em tempo real.

Adicionar 4gnews como fonte preferida
volvoex90eoutros
Fonte: Bruno Coelho / 4gnews

A ideia é relativamente simples: se um Volvo detetar uma situação potencialmente perigosa, essa informação pode ser partilhada para avisar outros condutores que se estejam a aproximar do local.

A novidade faz parte do sistema Connected Safety e chega através de uma atualização de software aos Volvo EX60, EX90 e ES90. Segundo a Volvo, o objetivo é dar ao condutor mais tempo para reagir, sobretudo quando existe pouca visibilidade, mau tempo ou estradas sinuosas.

Com a atualização, passam a existir quatro novos tipos de alerta:

  • Animais de grande porte: o carro pode avisar quando é detetado um animal na estrada ou nas proximidades;
  • Peões e ciclistas: alerta para utilizadores mais vulneráveis na estrada ou junto a vias rápidas;
  • Obras: permite saber antecipadamente que existem trabalhos na estrada;
  • Acidentes: o condutor pode receber um aviso sobre um acidente mais à frente no percurso.

No caso dos acidentes, a informação pode chegar através de outros Volvo conectados ou até de centros de gestão de tráfego.

Esta não é, porém, a única aposta recente da marca na segurança. O Volvo EX60 também estreou um novo cinto de segurança que consegue adaptar a proteção ao ocupante.

Os alertas podem chegar a carros de outras marcas

Esta comunicação não tem obrigatoriamente de acontecer apenas entre modelos Volvo. Através do sistema europeu Data for Road Safety, as informações podem ser partilhadas com automóveis de outras marcas e com centros nacionais de gestão de tráfego.

Atualmente, mais de um milhão de automóveis Volvo já têm a tecnologia de segurança conectada ativa. Esta permite, por exemplo, avisar outros condutores quando um carro encontra uma estrada escorregadia ou quando liga os quatro piscas.

A Volvo tem também apostado cada vez mais em carros que recebem novas funcionalidades através de software. Um dos exemplos é novamente o EX60, que utiliza tecnologia da Google para analisar o que acontece à sua volta e até ajudar o condutor a evitar algumas situações que podem terminar em multa.

De acordo com o comunicado da Volvo, as novas funcionalidades do Connected Safety vão estar disponíveis no EX60, EX90 e ES90 na Europa, embora a chegada da atualização possa variar conforme o modelo.

Melhores Ofertas nas últimas 24h
Miguel Vieira
Miguel Vieira
Miguel Vieira é colaborador no 4gnews com formação em Programação e Multimédia. Cobre tecnologia, gaming e mobilidade elétrica, com presença em eventos como a Web Summit, Lisboa Games Week, ECarShow e SAHE.