Este jeep elétrico é novidade na China e era ótimo tê-lo em Portugal

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Estamos a escassos dias de ter mais um carro a chegar ao mercado. Trata-se do Chery iCar V23 que será lançado já no dia 16 de dezembro. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, dia 9, pela própria marca.

Trata-se de um SUV off-road elétrico que já está aberto para pré-venda, na China, a partir dos 14.300€. Nesta fase, não há qualquer informação que negue ou confirme uma eventual chegada a Portugal.

O que sabemos sobre o carro?

Quanto ao automóvel em questão, já vamos sabendo algumas informações relevantes. Começando pelo aspeto visual, como podes ver nas imagens, tem uma forma de caixa quadrada e estará disponível, pelo menos, em laranja, preto e cinzento, verde e branco.

iCar
iCar V23 (crédito iCar: via Car News China)

De acordo com a Car News China, um ponto de destaque são os recursos de assistência ao motorista. Por outras palavras, o carro vem com uma câmara frontal de 8 MP, um sensor surround de 3 MP, radares de cinco ondas milimétricas e 12 radares ultrassónicos.

Importa ainda referir que têm suporte para alta velocidade, manutenção em faixa de emergência, estacionamento autónomo, remoto e com memória.

Quanto às dimensões do iCar V23, a mesma fonte de informação avança que este vem com 4,2 metros de altura, 1,9 metros de largura e 1,8 metros de comprimento. Sabe-se ainda que a distância entre eixos é de 2,7 metros e que a distância mínima ao chão é de 20 cm.

Acerca do veículo, tem ainda um ecrã de controlo central de 15,4 polegadas 2,5 K, que opera com um processador Qualcomm Snapdragon 8155.

Motor, aceleração, alcance e carregamento

Sobre o lançamento deste Chery iCar V23, o mesmo tem modelo de tração traseira (RWD) e tração a todas as rodas (AWD). Começando pelo primeiro, este tem um motor elétrico de 100 kW, ou seja, 134 cavalos de potência.

iCar interior
iCar V23 (crédito iCar: via Car News China)

Já a versão AWD, por sua vez, é de 55 kW, ou seja, uma potência de 74 cavalos. Quanto à aceleração do veículo, este é capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em cerca de 7,5 segundos. No campo da bateria, a versão RWD tem uma célula de 59,93 kWh com alcance CLTC de 401 km.

A versão AWD tem bateria de 81,76 kWh e o alcance CLTC é de 501 km. Por fim, vale a pena realçar ainda o carregamento rápido de 30 minutos, capaz de levar a bateria dos 30% aos 80% nesse período.

Como dito anteriormente, não há informações sobre uma eventual chegada a Portugal. No entanto, uma coisa é certa: o Chery iCar V23 era muito bem-vindo.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.