Este carro elétrico da Renault estica quando precisas de mais bateria (vídeo)

Bruno Coelho
Comentar

Os céticos em relação aos carros elétricos apontam a duração da bateria como um dos principais pontos negativos. O novo conceito da Renault pretende colocar essas preocupações para trás das costas.

O Morphoz EV é uma espécie de transformer capaz de se adaptar à condução em cidade, mas também às viagens de longo curso. Este conta com uma bateria de 40kWh no modo “Cidade”, e seria possível colocar uma bateria adicional de 50kWh no modo “Viagem”.

O Renault Morphoz tem 700km de autonomia no modo "Viagem"

Segundo o que é referido pela Renault, esta bateria seria instalada em estações especiais em apenas “alguns segundos”. Com ela, os utilizadores passariam a ter cerca de 700km de autonomia.

Renault Morphoz EV

No modo “Viagem”, o corpo do veículo aumenta 20cm para que entre em ação a bateria extra, bem como para proporcionar uma cabine mais confortável para viagens longas. Graças à “carroçaria ativa”, o chassis desliza de um modo para o outro.

No final da viagem, a Renault quer que o condutor possa voltar a uma estação, e reverter a capacidade da bateria para o modo “Cidade”. O carregamento do veículo pode ser feito por indução em casa ou em estações específicas para tal.

Renault Morphoz EV

Como qualquer conceito, algumas destas funcionalidades podem nunca chegar a ver a luz do dia num veículo comercial. Embora a ideia de uma segunda bateria nos pareça interessante, o tamanho normal do Morphoz EV é tudo menos o mais adequado para um veículo citadino.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.