Estará a BlackBerry de volta à ribalta graças ao BlackBerry Priv com OS Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

O percurso da BlackBerry no mercado mobile tem sido uma perfeita sucessão de infelizes eventos, não resisto a fazer aqui uma comparação com os desígnios da família Stark do "GOT" mas, ao contrário dos senhores de Winterfell, a marca canadiana ainda tem hipóteses de sobreviver neste volátil mercado dos dispositivos móveis. Esta é a primeira vez em longos anos que a BlackBerry regista um aumento na receita e tem que agradecer ao seu BlackBerry Priv com sistema operativo Android.

Outrora a marca dominante e quiçá elitista, o seu domínio desfez-se em poucos anos por não conseguir nem querer adaptar-se às novas tendências de mercado. A BlackBerry ficou cativa daquilo que melhor fazia (e faz): segurança, privacidade, teclado QWERTY e qualidade de construção. Estas são as características principais do seu hardware, mas a verdade é que hoje em dia já ninguém quer comprar um BlackBerry. Se tens orçamento para um topo de gama o mais certo é comprares um iPhone ou um Galaxy. Esta é a verdade em 80% dos casos mas ainda há esperança para a marca da "amora negra".

Depois de sucessivas adaptações a cenários cada vez mais deploráveis, a BlackBerry aprendeu literalmente a viver com pouco e gerir eficazmente os recursos de que dispunha. Vemos finalmente um ligeiro aumento nos lucros e, apesar de ser incauto criar expetativas demasiado altas, creio que será seguro dizer que a marca pode finalmente respirar de alívio. O BlackBerry Priv trouxe finalmente algumas boas notícias à casa mãe.

Sob a liderança de John Chen, as ações da Blackberry subiram 13% neste último trimestre e a despesa continua a encolher, otimizando assim as margens de lucro. Estes resultados positivos foram conseguidos através de um investimento estratégico tanto no software como no hardware e respetivo marketing.

Será que o BlackBerry Priv salvou a BlackBerry graças ao OS Android?

Todas as notícias sobre o BlackBerry Priv está sem dúvida a acalentar as minhas esperanças de ver esta marca novamente na ribalta.

Talvez queiras ver:

  • Huawei Mate 8 prestes a entrar nos EUA após aprovação da FCC
  • Invasões Vikings regressam a 18 de fevereiro de 2016
  • Ator de “Sozinho em casa” está de volta e grava a sua sequela do filme (vídeo)

;)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.