És cliente Vodafone Yorn? Toma atenção a este grande problema

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Foi durante esta semana que recebi uma mensagem a indicar que os dados no meu tarifário Vodafone Yorn estavam prestes a terminar. Poucas horas depois, recebo uma mensagem a indicar que os dados terminaram e que me cobraram 1,99€ por mais 100MB de internet. Pois bem, esta decisão deixou-me chateado. Tão chateado que resolvi ligar à Vodafone sobre o problema.

Pior ainda, a chamada para a Vodafone era paga. Ou seja, para além de me terem tirado dinheiro sem autorização para me dar mais 100MB de internet que nunca pedi, também me cobravam a chamada para reclamar a situação.

VODAFONE Yorn problema 1

Reclamar com a Vodafone foi a solução

Assim sendo, resolvi telefonar e questionar as razões pela qual tal tinha sucedido. Depois de 5 minutos a ouvir música lá me atende a colaboradora da Vodafone que acreditava que me ia resolver a situação.

A Odete (operadora da Vodafone) foi super prestável e mais não esperava da Vodafone. Até ao momento não tenho muito por onde reclamar a não ser esta situação. Ainda assim, a Odete seguiu as instruções da operadora ao me dizer inicialmente que essa era uma política do tarifário. Ou seja, por outras palavras, "não há nada que eu possa fazer".

Insiste sem medo porque a razão está do teu lado!

Mas lá insisti. Informei dizendo que não solicitei mais 100MB, muito menos ao preço de ouro. Vamos fazer as contas por momentos. Pago 16€ mensais (3.99€ à semana) por 5GB de internet. Ou seja, aproximadamente 5000MB. A Vodafone estava-me a cobrar 1.99€ por apenas 100MB. Isto significa que se quisesse mais 5GB iria pagar quase 100€. Aqui podes ver o quão inflacionado o valor está.

VODAFONE Yorn problema

A única coisa que pedia era que a Vodafone cancelasse a minha internet até que eu tomasse a decisão de ativar um roubo destes em caso de urgência. Tal não aconteceu porque tiraram o meu dinheiro sem me perguntar se necessitava ou não.

A Odete prontamente me disse que essa política acontecia porque a "Vodafone presumia que eu ia precisar de internet naquele momento". Eu perguntei-lhe se a Vodafone não podia antes presumir que eu tinha um outro telemóvel com internet de outra operadora para utilizar.

Ao qual ela me respondeu, "Compreendo mas são políticas da empresa e do tarifário". Assim sendo, visto que não estava a chegar a lado nenhum decidi fazer uma simples comparação.

"Odete, imagine que vem ao meu supermercado comprar arroz. Todos os meses leva 5 pacotes de arroz. Em certa altura, a meio do mês, decidi descontar diretamente da sua conta o valor de um pacote de arroz sem a sua autorização. Como se sentiria? Roubada certo? Imagine que agora ia ao meu supermercado e perguntava porque raio fiz isso e a minha resposta era que presumia que ia precisar. O que me diria de seguida?"

A Yorn tem de mudar a política

A solução foi alcançada. A Odete, e bem, devolveu o dinheiro dos 100MB tirados e ainda o valor da chamada para o apoio ao cliente. Contudo, não deixa de servir de aviso para aqueles que não gostam de reclamar. Façam-no porque a Vodafone não tem o direito de vos descontar um valor sobre um serviço no qual não solicitaram.

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Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.