Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google

Vitor Urbano
1 Setembro, 2018
Smartphone Android Perdido Localização 4gnews
Encontra o teu smartphone Android com ajuda da Google

Perdes-te o teu smartphone Android? Este é provavelmente um dos mais comuns acontecimentos na vida de qualquer utilizador, esquecer-se onde é que deixou o seu querido smartphone.

Seja porque te esqueces-te do teu Android no café, no cinema, dentro do carro ou até mesmo porque caíu nas mãos erradas. Esta é das coisas que mais deixa um utilizador desesperado. Se isto te acontecer, não percas tempo e utiliza a excelente ferramenta da Google "Find my device".

Vê ainda: 3 passos simples para passar os contactos do iPhone para um Android

Este serviço da Google pode ser utilizado tanto no browser do teu computador, ou em qualquer outro smartphone Android. Por isso mesmo, é importante que tenhas esta aplicação instalada no teu smartphone. Mesmo que seja apenas para ajudares um amigo que desesperadamente precisa de encontrar o seu smartphone Android.

No serviço "Find my device" vais poder encontrar todos os dispositivos Android registados na tua conta Google. Sejam eles smartphones, tablets ou smartwatches. Para encontrares os teus dispositivos apenas vais precisar de fazer login com a conta Google associada ao dispositivo em questão.

Importante: Vais precisar de aceitar os termos e condições, que na sua essência dão autorização à Google para recolher e utilizar informação de localização do teu smartphone Android.

Nunca mais vais perder o teu smartphone Android atrás do sofá com esta ferramenta

Assim que tenhas entrado na tua conta, seja na aplicação ou através do browser, vais poder ver a lista de dispositivos registados e para cada um deles vais ter 4 acções disponíveis:

  • Ver no mapa onde é a última localização registada pela Google.
  • Fazer o dispositivo tocar durante 5 minutos (mesmo que esteja no silêncio).
  • Configurar e activar remotamente um ecrã de bloqueio
  • Apagar todos os conteúdos do smartphone Android remotamente (vai deixar de ser localizado)

No mapa, vais poder ver de forma bastante detalhada a última localização registada do teu dispositivo. No meu caso, a localização é sempre apresentada com uma precisão incrível, provavelmente não mais de um raio de 5 metros.

É importante realçar que, no caso do teu smartphone ter sido roubado, se ele for desligado a localização apresentada será a do seu último momento activo. Caso volte a ser ligado, vais poder actualizar a sua localização imediatamente.

Como fazer o teu smartphone Android tocar

Esta funcionalidade pode ser mais útil do que alguma vez poderias imaginar. Quantas vezes já andas-te às voltas em casa sem conseguires encontrar o teu smartphone? Por experiência própria, já perdi conta às vezes que perdi o meu Android dentro de casa...

Através da Google Find My Device vais conseguir fazer o teu smartphone Android tocar em alto e bom som, mesmo que o tenhas em modo "vibrar", "silêncio" ou "não incomodar". Ao activares esta funcionalidade, o teu smartphone vai começar a tocar durante 5 minutos no seu volume máximo.

Como encontrar Android Google 1 4gnews

Assim que encontrares novamente o dispositivo, vais poder parar o toque através do pressionar do botão de energia. Não há melhor funcionalidade para encontrares o smartphone "escondido" no fundo do sofá, ou para terminar com uma brincadeira de mau gosto que os mais pequenos tanto adoram.

Como bloquear o ecrã do teu smartphone Android

No caso de finalmente perceberes que o teu telemóvel não está em casa, e que provavelmente o deixas-te mesmo em qualquer outro local, esta funcionalidade pode ser uma verdadeira "salva vidas".

Nunca vais conseguir saber ao certo se a pessoa que vai encontrar o teu smartphone Android é bem ou mal intencionada. Em qualquer uma das situações, esta funcionalidade pode salvar o dia.

Para protegeres o teu smartphone de olhares mais "curiosos", apenas vais precisar de aceder a Proteger Dispositivo. Vais depois ser apresentado com a opção de fazer apresentar no ecrã uma mensagem e também um número de contacto. Se tiveres sorte, quem encontrar o teu smartphone vai contactar-te para que possas reaver o teu tão querido Android.

Como encontrar Android Google 2 4gnews

Importante: Não esperes pelo desaparecimento do teu smartphone Android para utilizares métodos de segurança. Lembra-te que no teu smartphone estão dados pessoais de extrema importância e que nas mãos erradas poderão trazer-te grandes dissabores. Utiliza sempre pelo menos um método de desbloqueio tradicional, aliado a um método de segurança biométrico (impressão digital ou reconhecimento facial.

Como apagar todo o conteúdo do teu smartphone Android

Este é a tua última opção e sem dúvida a mais drástica. No caso de não conseguires encontrar o teu smartphone e nenhum "anjo da guarda" entrar em contacto, deves começar a ponderar apagar todo o conteúdo do teu smartphone Android de forma remota.

Assim, vais conseguir pelo menos garantir que todos os teus dados, fotografias e vídeos pessoais vão continuar a ser... pessoais. Basicamente, esta opção vai fazer com que o teu smartphone realize um restauro de fábricaà distância.

Não te esqueças que por vezes, ainda mais do que o valor do smartphone, as tuas informações pessoais e dados dos contactos que tens no teu smartphone, podem ter um valor muito mais elevado caso caíam nas mãos erradas.

Como encontrar Android Google 3 4gnews

Para procederes com esta última funcionalidade, vais precisar aceder a Apagar Dispositivo. A Google vai-te apresentar uma janela de confirmação, explicando que o teu smartphone vai ser totalmente restaurado para o seu estado de fábrica. Ou seja, todas as tuas informações e ficheiros pessoais vão ser eliminados.

Para finalizar o processo apenas vais precisar de confirmar, e inserir mais uma vez a password da tua conta Google. Mesmo depois de garantires que o teu smartphone foi completamente restaurado, deves ainda considerar alterar todas as tuas passwords.

Mais vale prevenir do que remediar...

Hoje em dia os smartphones são sem qualquer dúvida o gadget que mais é utilizado no nosso dia a dia, independentemente do tipo de utilizador. Muitas vezes nem sequer pensamos nisso, mas é nos nossos smartphone que temos o maior número de informação pessoal e privada armazenada.

Por isso mesmo, é importante tomar algumas precauções para o caso de algo inesperado aconteça. Por isso mesmo, fica aqui uma pequena lista de dicas pessoais para te ajudar a manter a tua vida pessoal mais segura:

  • Tenta não utilizar a mesma palavra passe em qualquer uma das tuas aplicações
  • Certifica-te que aplicações de bancos ou pagamentos online são sempre fechadas correctamente
  • Instala um anti-vírus que tenha protecção em tempo real (Avast é uma boa opção)
  • Não instales aplicações fora da Google Play (Sim, até o Fortnite deu problemas...)
  • Nunca coloques os dados do teu cartão para pagamentos online (Usa a PayPal)

Editores 4gnews recomendam:

Aprende 10 dicas para poupar bateria no teu smartphone Android e iPhone

Como melhorar o desempenho do teu smartphone Android em 5 minutos

7 aplicações de edição de fotos para melhorar o teu Instagram

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.

Mais na 4gnews

14 novos jogos Grátis chegaram à Google Play Store e tens de os instalar
Vodafone, MEO, NOS e NOWO. Esta é a melhor operadora na vossa opinião
Google Play Store: Está aqui a APK da nova versão da aplicação (download)
Snapseed chega aos 100 milhões de downloads na Google Play Store
Google Gmail dará para agendar emails até 50 anos na próxima atualização
7 jogos de FPS Grátis na Google Play Store!

Artigos que não podes perder

10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
5 Dicas para ter sucesso no Ultimate Team do FIFA 19 sem gastar dinheiro!
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos
Como formatar o telemóvel antes de o vender como usado