Como localizar o telemóvel Android com a ajuda do Google

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 5 min.

Perdeste o teu telemóvel Android? Aprende aqui como encontrar rapidamente o teu dispositivo. Seja porque esqueceste do teu Android no café, no cinema, dentro do carro ou até mesmo porque caiu nas mãos erradas. Se isto te acontecer, não percas tempo e utiliza o excelente Find My Device Online ou a app Google Find My Device.

No serviço "Find my device" vais poder encontrar todos os dispositivos Android registados na tua conta Google. Sejam eles smartphones, tablets ou smartwatches. Para encontrares os teus dispositivos apenas vais precisar de fazer login com a conta Google associada ao dispositivo em questão.

Nunca mais vais perder o teu telemóvel atrás do sofá com esta ferramenta

Assim que tenhas entrado na tua conta, seja na aplicação ou através do browser, vais poder ver a lista de dispositivos registados e para cada um deles vais ter 4 ações disponíveis:

  • Ver no mapa onde é a última localização registada pela Google.
  • Fazer o dispositivo tocar durante 5 minutos (mesmo que esteja no silêncio).
  • Configurar e ativar remotamente um ecrã de bloqueio
  • Apagar todos os conteúdos do smartphone Android remotamente (vai deixar de ser localizado)

Google find my device

No mapa, vais poder ver de forma bastante detalhada a última localização registada do teu dispositivo. No meu caso, a localização é sempre apresentada com uma precisão incrível, provavelmente não mais de um raio de 5 metros.

É importante realçar que, no caso do teu smartphone ter sido roubado, se ele for desligado a localização apresentada será a do seu último momento ativo. Caso volte a ser ligado, vais poder atualizar a sua localização imediatamente.

Como fazer o teu smartphone Android tocar

Esta funcionalidade pode ser mais útil do que alguma vez poderias imaginar. Quantas vezes já andas-te às voltas em casa sem conseguires encontrar o teu smartphone? Por experiência própria, já perdi conta às vezes que perdi o meu Android dentro de casa...

Através da Google Find My Device vais conseguir fazer o teu smartphone Android tocar em alto e bom som, mesmo que o tenhas em modo "vibrar", "silêncio" ou "não incomodar". Ao ativares esta funcionalidade, o teu smartphone vai começar a tocar durante 5 minutos no seu volume máximo.

Como encontrar Android Google 1 4gnews

Assim que encontrares novamente o dispositivo, vais poder parar o toque através do pressionar do botão de energia. Não há melhor funcionalidade para encontrares o smartphone "escondido" no fundo do sofá, ou para terminar com uma brincadeira de mau gosto que os mais pequenos tanto adoram.

Como bloquear o ecrã do teu smartphone Android

No caso de finalmente perceberes que o teu telemóvel não está em casa, e que provavelmente o deixas-te mesmo em qualquer outro local, esta funcionalidade pode ser uma verdadeira "salva-vidas".

Nunca vais conseguir saber ao certo se a pessoa que vai encontrar o teu smartphone Android é bem ou mal intencionada. Em qualquer uma das situações, esta funcionalidade pode salvar o dia.

Para protegeres o teu smartphone de olhares mais "curiosos", apenas vais precisar de aceder a Proteger Dispositivo. Vais depois ser apresentado com a opção de fazer apresentar no ecrã uma mensagem e também um número de contacto. Se tiveres sorte, quem encontrar o teu smartphone vai contactar-te para que possas reaver o teu tão querido Android.

Como encontrar Android Google 2 4gnews

Importante: Não esperes pelo desaparecimento do teu smartphone Android para utilizares métodos de segurança. Lembra-te que no teu smartphone estão dados pessoais de extrema importância e que nas mãos erradas poderão trazer-te grandes dissabores. Utiliza sempre pelo menos um método de desbloqueio tradicional, aliado a um método de segurança biométrico (impressão digital ou reconhecimento facial.

Como apagar todo o conteúdo do teu telemóvel Android

Este é a tua última opção e sem dúvida a mais drástica. No caso de não conseguires encontrar o teu smartphone e nenhum "anjo da guarda" entrar em contacto, deves começar a ponderar apagar todo o conteúdo do teu smartphone Android de forma remota.

Assim, vais conseguir pelo menos garantir que todos os teus dados, fotografias e vídeos pessoais vão continuar a ser... pessoais. Basicamente, esta opção vai fazer com que o teu smartphone realize um restauro de fábrica à distância.

Não te esqueças que por vezes, ainda mais do que o valor do smartphone, as tuas informações pessoais e dados dos contactos que tens no teu smartphone, podem ter um valor muito mais elevado caso caíam nas mãos erradas.

Como encontrar Android Google 3 4gnews

Para procederes com esta última funcionalidade, vais precisar aceder a Apagar Dispositivo. A Google vai-te apresentar uma janela de confirmação, explicando que o teu smartphone vai ser totalmente restaurado para o seu estado de fábrica. Ou seja, todas as tuas informações e ficheiros pessoais vão ser eliminados.

Para finalizar o processo apenas vais precisar de confirmar, e inserir mais uma vez a password da tua conta Google. Mesmo depois de garantires que o teu smartphone foi completamente restaurado, deves ainda considerar alterar todas as tuas passwords.

Mais vale prevenir do que remediar...

Hoje em dia os smartphones são sem qualquer dúvida o gadget que mais é utilizado no nosso dia a dia, independentemente do tipo de utilizador. Muitas vezes nem sequer pensamos nisso, mas é nos nossos smartphone que temos o maior número de informação pessoal e privada armazenada.

Por isso mesmo, é importante tomar algumas precauções para o caso de algo inesperado aconteça. Por isso mesmo, fica aqui uma pequena lista de dicas pessoais para te ajudar a manter a tua vida pessoal mais segura:

  • Tenta não utilizar a mesma palavra passe em qualquer uma das tuas aplicações
  • Certifica-te que aplicações de bancos ou pagamentos online são sempre fechadas corretamente
  • Instala um anti-vírus que tenha proteção em tempo real
  • Não instales aplicações fora da Google Play (Sim, até o Fortnite deu problemas...)
  • Nunca coloques os dados do teu cartão para pagamentos online (Usa o PayPal)

Veja também:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.