Está na hora de olhar de melhorar o desempenho do teu telemóvel Android de uma forma rápida. Temos 5 dicas para que em 5 minutos consigas tornar o teu smartphone mais leve e por conseguinte com melhor desempenho.

Vamos começar pelo mais simples e seguir para o mais complexo. Lembra-te que cada fabricante tem as suas definições, ou seja, pode não ser exatamente igual, contudo, a orientação é basicamente a mesma. Como exemplo utilizaremos um telemóvel idêntico ao Android Puro. Para ser mais concreto o OnePlus 6.

1. Remover aplicações que não usas

Esta é das mais simples e óbvias mas que nem toda a gente segue. Se não usas aplicações simplesmente desinstala-as. Podes pegar na aplicação e arrastar para “desinstalar” ou segues os seguintes passos acima. Definições – Aplicações – clica na aplicação e desinstala.

2. Limpar Dados de cache

Simples e eficaz. Vamos a “definições”, “Armazenamento e memória” e clica em “dados de cache”. No meu exemplo temos pouca memória de cache porque é algo que faço regularmente. Algo que deves também começar a fazer uma vez por semana. Principalmente se não tens um smartphone Android topo de gama.

3. Desativar animações

Esta é uma importante se o teu terminal não é topo de gama. Atenção que também pode variar a forma de execução mediante do fabricante que estás a utilizar. Normalmente precisas de ir a opções de desenvolvedor. Para tal precisas apenas de clicar 7 vezes no “número de compilação” dentro das definições.

Ou seja, “Definições”, “Acerca do telefone” “número de compilação” e clica 7 vezes. Depois de ativo teremos de voltar a “Definições”.

Agora vamos ter de ir às “opções de desenvolvedor” que estão dentro das “Definições”.

Procura por “Escala de anim. da janela” e “ESC. de duração de anim.” e seleciona em ambos “Animação desativada”. Isto faz com que as típicas animações do smartphone que parece que salta de uma janela para a outra fiquem desativadas e consequentemente puxe menos pelo equipamento.

4. Eliminar widgets

Os widgets podem até ser muito bonitos mas rebentam com smartphones com baixas especificações. Remover um widget basta simplesmente pressionar nele durante 2 segundos e arrastar para o “Lixo” que está na parte superior do smartphone.

5. Dá um ajuste ao Google Chrome

Nas imagens vais ver o meu Google Chrome um pouco diferente do teu. Se quiseres ter o mesmo design só tens de seguir este tutorial feito anteriormente e vais ver que é tão simples quando este.

Vamos ajustar o Google Chrome para reduzir o tamanho das páginas web. Para além de melhorar o desempenho do teu smartphone Android vai também poupar dados. Impecável!

Tão simples quanto isso! Acredito plenamente que tenhas seguido todos estes passos em menos de 5 minutos. Estas dicas não são novidades para os mais nerds, porém, este é o artigo perfeito para esses nerds encaminharem aos amigos e familiares sem tanto conhecimento.

Se tens problemas com a memória interna, aprende 5 dicas para poupares espaço no teu telemóvel Android!

Mais na 4GNEWS

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.