Aprende 10 dicas para poupar bateria no teu smartphone Android e iPhone

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 5 min.

Aprende 10 dicas para poupar bateria no teu smartphone Android e iPhoneVamos aprender a poupar bateria no teu smartphone, seja ele Android ou iPhone. Primeiramente temos de ter em consideração que os locais das definições para alterar cada funcionalidade poderá ser diferente. Portanto, dar-te-ei um guia para lá chegares de forma rápida.

A autonomia é um dos problemas do nosso smartphone. A menos que tenhas um monstro de equipamento com uma bateria gigante, ou andas com um powerbank na mochila ou bolsa para momentos de aflição.

Vê ainda: Como melhorar o desempenho do teu smartphone Android em 5 minutos

Embora ficar sem bateria não seja o fim do mundo, há muitas pessoas que começam seriamente a stressar. Portanto, vamos aprender a evitar esse momento.

Dessa forma, se estás a algum tempo de chegar a algum local e só tens 10 ou 20% de bateria e queres dicas rápidas para poupar bateria no teu smartphone vieste ao sitio certo. Afinal de contas o nosso nome é "4gnews".

Poupar bateria vai requerer alguns compromissos de tua parte

As dicas que aqui te vou dar não são para nerds. Ainda assim, são perfeitas para os menos conhecedores. Apesar de que acredito que vão haver nerds a ler isto que aprenderão alguma coisa.

1- Escolhe um papel de parede escuro

Apple iPhone X iOS

Mudar o papel de parede ajuda a poupar a bateria do teu smartphone, seja ele Android ou iPhone. O ecrã é o que gasta mais na bateria num smartphone. Evita "live wallpapers" ou papéis de parede claros.

2- Desligar as atualizações automáticas

Esta é uma dica importante e que nem toda a gente tem ideia. Na Google Play Store ou nas definições do iPhone, tens lá a opção para desligar as atualizações automáticas. Se estás num café e estás ligado ao Wi-Fi, o smartphone vai atualizar as aplicações. Se estás numa situação que queres poupar bateria, este é um dos passos obrigatórios.

3- Baixar o brilho do ecrã ou ativar brilho automático

O ecrã, como referi, é do que gasta mais bateria. Baixa a luminosidade do ecrã ou ativa o brilho automático. Poderás fazer isso nas definições tanto de um smartphone Android como num iPhone. No Android se deslizares de cima para baixo nas notificações, tens normalmente uma caixa que podes dar um "tick" e ativar o brilho automático de imediato.

4- Tempo de bloqueio automático do ecrã

Outra que também podes encontrar nas definições do Android e do iPhone. Não vai há muito tempo o meu pai estava-se a queixar de bateria. Quando fomos ver nas definições o bloqueio do ecrã estava definido para 2 minutos. Vais querer reduzir o máximo possível. Dessa forma, sempre que deixas de mexer no smartphone ele demora menos tempo a bloquear o equipamento e, por consequência, a poupar bateria. Desde que esteja desligado o ecrã, estás a poupar bateria.

5- Desliga a vibração no smartphone

Samsung Galaxy S8

Se estás eternamente desesperado por salvar bateria este passo pode ser o que te vai safar. Desliga a vibração e toque do smartphone. Poderás também encontrar esta funcionalidade nas definições de qualquer Android ou iPhone.

6- Desliga o push automático do email

Recebas ou não muitos emails desliga o push automático dos emails. Isto faz com que o smartphone não se vá conectar tantas vezes à rede para verificar se tens novos emails. Poderás encontrar esta definição na tua aplicação de email, seja Gmail, Outlook ou Yahoo.

7- Fechas as aplicações abertas

As aplicações que estão abertas também estão a consumir bateria. Assim sendo, fecha as aplicações abertas. No iPhone podes dar um duplo clique no botão (swipe para cima e espera no iPhone X). No Android tens normalmente um botão quadrado para abrir as apps abertas. Fecha tudo o que está aberto. No iPhone podes também ir às definições - geral e desligar a "Atualização de apps no background".

8- Desliga o Wi-fi, Dados, Bluetooth e localização

Apple iOS 11 Control Center

Desliga tudo e mais alguma coisa no smartphone que emita conexão. Se precisares de dados liga e desliga à medida que precisares de utilizar. Desliga a localização, bluetooth e WI-Fi. A não ser que precises mesmo de os utilizar.

9- Ativa o modo de baixo consumo de energia

Tanto o iPhone como os smartphones Android oferecem esta possibilidade nas definições da bateria. Se o momento é crítico e precisas de bateria ativa o o "baixo consumo de bateria". O telefone ficará mais lento (muito mais lento). Em contrapartida, sabes que terás mais tempo de autonomia.

10- Carrega o smartphone em modo avião

Se tens 5 minutos para carregar o smartphone em algum local esquece as comunicações por momentos. Liga o modo avião e liga o teu Android ou iPhone ao carregador. O smartphone carregará mais rápido com o modo avião ativo.

Estas dicas funcionarão no teu smartphone Android ou no teu iPhone

Como te tinha referido estas são pequenas dicas que acredito que te possam ajudar a salvar bateria no teu smartphone. As dicas são simples e se sabias de todas estas possibilidades lembra-te de partilhar estas informações a quem não sabe.

O exemplo do tempo de ecrã ligado que tive com o smartphone do meu pai é perfeito. Tenho plena noção que ele não tem ideia que estas possibilidades existem. Assim sendo, faz como eu e partilha este artigo com aqueles que mais gostas. Principalmente aqueles que não queres que fiquem desconectados.

Seja como for, lembra-te que o smartphone não é o objeto mais importante do mundo. Se estás entre família e o teu smartphone está a ficar sem bateria não te preocupes!

Põe o smartphone em modo avião ou desliga. Aproveita o momento em família e quando precisares de mandar uma mensagem ou um email importante terás bateria para tal. Nenhum feed de notícias do Facebook será melhor do que a presença das pessoas que mais gostas.

Editores 4gnews recomendam:

7 aplicações de edição de fotos para melhorar o teu Instagram

Google Chrome Android: Já podes mudar o design do teu browser

Xiaomi: 10 produtos da marca por menos de 50€ que tens de conhecer

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.