Empresa de autocarros escolares elétricos está a ser um sucesso

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Num momento económico em que tantos fabricantes de veículos elétricos estão a ver os preços das suas ações a cair, uma empresa relativamente pequena superou as expetativas no primeiro trimestre de 2024. E para a surpresa do mercado e das grandes marcas, trata-se de uma fabricante de autocarros escolares elétricos.

A Blue Bird viu as suas ações subirem 114,56% no acumulado do ano, com um grande salto desde maio.

O crescimento dos autocarros escolares EV está apenas no início

Blue bird
Imagem: Blue Bird

Com o auxílio de um programa governamental de 5 mil milhões dólares, a Blue Bird conseguiu chegar a 500 unidades de autocarros elétricos, tendo transformado 210 autocarros de transporte infantil apenas no primeiro trimestre do ano. Anteriormente era uma empresa de autocarros apenas de combustão, a companhia tem hoje os autocarros escolares elétricos a representar 9% da sua receita.

“Esta é uma estrutura de receita e margem bruta de autocarros da Blue Bird totalmente diferente em comparação com apenas um ano atrás, com os preços dos autocarros a subir significativamente”, disse o CEO da Blue Bird, Phil Horlock, na mais recente teleconferência de resultados da empresa.

O crescimento da empresa demonstrou como os autocarros escolares elétricos podem ser justamente o setor ideal para mais investimento na eletrificação, evitando, inclusive, os altos preços de abastecimento a diesel. Com custos de manutenção e abastecimento reduzidos e maior tempo de atividade, estas máquinas poderiam diminuir as despesas de todos os distritos escolares do país.

“O crescimento dos autocarros escolares elétricos está no início. Esperamos uma forte demanda contínua à medida que os distritos escolares competem por autocarros essencialmente gratuitos”, disse Chris Pierce, analista da Needham, conforme reportado pela página Jalopnik.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.