Em breve poderás conversar com o teu Mercedes

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Mercedes-Benz foi uma das primeiras construtoras de automóveis a implementar a Inteligência Artificial (IA) generativa nos seus carros. Agora, a empresa alemã dá mais um passo em frente ao dotar a sua assistente de meios de conversa mais humanos.

Através do poder da IA, a MBUX Voice Assistant contará com muitas das capacidades que encontras em plataformas como o ChatGPT. Estas funcionalidades chegarão aos carros da marca através de uma atualização gratuita.

MBUX Voice Assistant fica ainda mais útil com a integração com o ChatGPT

Esta atualização não se limita a trazer um lado mais humano para todas as interações com a MBUX Voice Assistant. Ela contará ainda com uma componente de cultura geral para que lhe possas colocar qualquer questão, acerca de qualquer tema.

Mercedes MBUX

As novas virtudes da assistente de voz dos carros da Mercedes serão possíveis graças ao suporte do Microsoft Azure OpenAI Service. Por outras palavras, ela terá o apoio do ChatGPT e do motor de pesquisa Bing.

"Ao adicionar um recurso de conhecimento orientado por IA ao nosso Assistente de Voz MBUX, estamos a tornar ainda mais fácil para os clientes conectarem-se com os seus veículos de uma forma divertida e gratificante. O nosso software de IA exclusivo interage perfeitamente com o ChatGPT e o Bing por meio do Microsoft Azure OpenAI Service para fornecer informações como nunca. Este é outro ponto de prova na nossa jornada em direção à experiência do utilizador hiperpersonalizada no carro."

Quando colocares uma questão à assistente de voz do teu Mercedes, esta socorrer-se-á do Bing para procurar informações na internet. Os resultados serão compilados pela IA e com a ajuda do ChatGPT serão comunicados ao condutor numa linguagem simples.

Tal como em muitas outras plataformas de IA generativa, a renovada MBUX terá noção de contexto. Isto significa que poderás colocar questões relacionadas com a anterior que a assistente conseguirá perceber o seu contexto.

Por exemplo, imagina que questionas "quantos óscares já recebeu o ator Tom Hanks?". Para aprofundar mais o tema, podes simplesmente questionar "em que ano recebeu o primeiro?" e receber a resposta apropriada.

Os métodos de invocação da nova MBUX Voice Assistant não mudarão. Isto significa que poderás continuar a usar o botão dedicado presente no volante dos carros compatíveis ou simplesmente usar a frase "Hey Mercedes".

A atualização com estas funcionalidades começou a ser disponibilizada ontem e a marca afirma que chegará a mais de três milhões de carros. Por enquanto, suporta apenas os idiomas alemão e inglês, mas com a promessa de que mais serão adicionados em breve.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.