Elon Musk afirma que a produção do Tesla Bot começará em 2023

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Tesla surpreendeu o mundo em agosto de 2021 com a apresentação do seu robot humanoide. Este foi apelidado de Tesla Bot e concebido para ser um ajudante quotidiano para os humanos.

Elon Musk, líder da empresa americana, revelou agora um pormenor muito importante acerca deste produto. Segundo ele, há uma forte probabilidade de o Tesla Bot iniciar a sua produção já no próximo ano.

Tesla tem grandes ambições para o seu robot humanoide

As arrojadas afirmações recentemente proferidas por Elon Musk colocaram o mercado da Inteligência Artificial em reboliço. "Temos uma chance de estar em produção para a versão um do Optimus, talvez no próximo ano".

Tesla Bot

Optimus é o nome interno dado ao robot humanoide que a Tesla desvendou ao mundo em 2021. A acreditar nas afirmações de Elon Musk, a primeira versão funcional do mesmo entrará em fase de produção já em 2023.

O Tesla Bot ou Optimus foi apresentado pela empresa americana como um ajudante para os humanos. Este foi desenhado para a realização de uma vasta panóplia de tarefas, idealmente para fazer aquilo que o seu dono não deseja.

Desde os trabalhos mais difíceis e perigosos aos mais aborrecidos, o Tesla Bot poderá ser o teu substituto em praticamente todas as tarefas. Esse é o conceito da Tesla para o seu irreverente produto, com a Inteligência Artificial a ter um papel importante na sua operação.

Ademais, este robot humanoide virá equipado com muitos dos sensores que a Tesla utiliza nos seus carros autónomos. Com efeito, também o Tesla Bot poderá navegar sozinho lá por casa, dispensando uma orientação ativa do seu detentor.

Aos que se mostram assustados com os avanços da Inteligência Artificial, Elon MUsk tenta acalmar as suas inquietações. O fundador da Tesla afirma que o seu robot humanoide será inofensivo e isso será provado a quem acompanhar o seu processo de desenvolvimento.

Especialistas duvidam do calendário revelado por Elon Musk

Após a revelação de uma possível produção do Tesla Bot em 2023, especialistas em Inteligência Artificial deram o seu parecer. A propósito, temos Gary Marcus a revelar à CNBC a sua desconfiança com este calendário.

Tesla Bot

"Ele pode enviar o que quiser no próximo ano, já que ele é o chefe, mas não há como essa versão aproximar-se das suas ambições, se for lançada tão rapidamente". Marcus diz estar disposto a apostar como a Tesla não conseguirá colocar no mercado, em 2023, um robot capaz de realizar as mesmas tarefas que um humano.

É reconhecido que Elon Musk tem a sua parte de exibicionista e falha muitas vezes com os calendários que o próprio anuncia. Com efeito, poucos se surpreenderão caso o Tesla Bot não atinja a sua fase de produção em 2023.

Recorde-se a promessa de Musk, em 2019, de colocar um milhão de "robotaxis" nas estradas em 2020. Estamos em 2022 e ainda não vimos nenhum exemplar desses veículos a circular nas estradas.

Assim sendo, devemos ser bastante céticos com as afirmações agora proferidas por Elon Musk acerca do Tesla Bot. O magnata quer entusiasmar os investidores com este anúncio, mas a sua concretização está longe de garantida.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.