Xiaomi surpreende com patente de câmaras para carros elétricos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gigante chinesa dos telefones baratos e bons, a Xiaomi, trabalha atualmente num dos projetos mais ambiciosos colocados pela própria empresa, o seu segmento dos carros elétricos e veículos autónomos. Agora, a propósito, ficamos a conhecer a sua patente para um sistema de câmaras com objetiva grande angular para instalação e utilização em veículos automóveis elétricos.

Importa notar que a patente foi submetida em 2019, e só foi recentemente aprovada pelas autoridades chinesas competentes, denotando que a empresa já trabalhava nesta área muito antes de vir a público anunciar as suas intenções de apostar no segmento de atividade em questão.

Patente da Xiaomi para câmaras com aplicação em carros elétricos

Até ao momento, contudo, não existem indicações sobre a possível data concreta de chegada às estradas do primeiro carro elétrico da Xiaomi, apesar de a própria ter apontado o ano de 2024. Entretanto, as informações são gradualmente revelada e, patentes como esta, ajudam-nos a perceber o que pode fazer a diferença (e marcar presença) em tais veículos elétricos.

Esta é a segunda patente, de que há conhecimento, para um sistema de câmaras com objetiva grande angular a aplicar em carros elétricos. A submissão da Xiaomi é acompanhada da esquemática apresentada acima, com outra patente idêntica a ser submetida no final de 2021 e, também ela, recentemente aprovada na China.

Módulo de câmaras captará imagens em redor de todo o veículo

A esquemática da patente aparenta apresentar um veículo elétrico sem os tradicionais espelhos nas laterais do carro. Algo que, de acordo com a Xiaomi, maximizará o raio de visão das câmaras auxiliares de navegação descritas na patente em análise.

A Xiaomi registou cerca de 800 patentes na área dos carros elétricos

Além disso, a frente do carro apresenta um formato aerodinâmico, ao passo que a plataforma sobre a qual assentará o veículo será total ou parcialmente desenvolvida pela Xiaomi. Até ao momento não temos informações concretas sobre este ambicioso projeto.

Por outro lado, a implementação de câmaras agora descrita na patente parece ter sido criada para minimizar os ângulos mortos e auxiliar na condução, afirmando providenciar uma visão completa do espaço envolvente durante a operação do veículo.

Note-se que a Xiaomi já tem cerca de 800 patentes para aplicação em veículos autónomos e carros elétricos. É, com efeito, um dos setores em que a fabricante mais tem apostado e vemos agora mais uma tecnologia registada pela tecnológica chinesa.

Em síntese, esta pode ser mais uma peça do puzzle do primeiro carro elétrico da Xiaomi a ser revelado nos próximos anos.

Editores 4gnews recomendam:

  • MediaTek Dimensity 1300 é o novo processador de gama alta para 2022
  • Apple poderá lançar novo adaptador de corrente USB-C de 35 W
  • WhatsApp introduz mudança importante no armazenamento de multimédia
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.