Eis como funciona um Tesla com o piloto automático

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os carros elétricos da Tesla tem ganho fama ultimamente não só pelo seu elagante design ou excelente desempenho. Uma das maiores valias é o piloto automático.

Este piloto automático, ainda que seguro, não é totalmente aprovado por Elon Musk, CEO da Tesla, que insiste que os condutores devem ir atentos ao trajeto com as mãos no volante para qualquer eventualidade. Ou seja, não faças como este condutor e adormeças ao volante.

Vídeo de explicação do piloto automático dos carros da Tesla

Este vídeo explica-nos de forma detalhada como é que os Tesla vêem o mundo à sua volta. O vídeo está em Inglês, contudo, podes sempre ativar as legendas no vídeo nas definições para que entendas melhor.

O utilizador do Tesla, Scott Kubo, mostrou-nos algumas melhorias ao longo do tempo com as atualizações que vão chegando aos carros. Vemos que agora os Tesla conseguem controlar o veículo de forma mais eficiente e prever futuras ações dos outros condutores.

Tesla Elon Musk condução autónoma

Um dos maiores obstáculos destas previsões são as mudanças de faixa dos outros carros. Nesse aspeto o piloto automático tem melhorado consideravelmente o seu trabalho.

Poderás ver em detalhe aquilo que o condutor está a ver e ainda aquilo que o carro vê no grande painel do Tesla. Ao longo das atualizações de software vemos a Tesla a melhorar consideravelmente este segmento de condução autónoma.

Tesla não é a única a trabalhar neste sistema

Scott Kubo deu ainda o exemplo da NVidia que tem trabalhado num sistema idêntico ao da Tesla. O objetivo passa por prever a ação dos outros condutores num espaço de meio segundo. Algo que tem mostrado correto.

Ainda assim, a Tesla é a única fabricante no mundo que nos dá tal característica. Ou seja, por muito que os outros sistemas estejam avançados, os fabricantes ainda não acreditam que estão preparados para a vida real. O mesmo não se pode dizer dos carros de Elon Musk.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.